Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​OPEP quer travar descida do preço do petróleo

25 jan, 2016 - 12:45

No ano passado, o preço registou uma forte queda, para os níveis mais baixos da última década.

A+ / A-

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) lança um apelo a todos os produtores, dentro e fora do cartel, para travar a queda do preço do petróleo. O objectivo da organização é diminuir o excesso de oferta no mercado.

"É vital que o mercado resolva o problema do excesso de oferta. Como podemos ver em ciclos anteriores, assim que este excesso começa a diminuir, os preços começam a subir", afirmou Abdullah al-Badri, numa conferência, em Londres, citado pela Bloomberg.

O secretário-geral da organização admite que o cartel foi responsável por parte da oferta adicional do ano passado, mas defende que a maioria vem dos países fora da organização.

A situação agravou-se com o levantamento das sanções ao Irão, o segundo maior produtor mundial.

Este segunda-feira o brent, negociado em Londres, está a cair mais de um dólar, para menos de 31 dólares por barril. Em Nova Iorque desce mais de 2%, para cerca de 31 dólares e meio.

As últimas previsões da OPEP apontam para que o preço do barril de petróleo comece a recuperar este ano e suba até aos 80 dólares em 2020 e os 160 dólares em 2040, depois da brutal queda de 2015 para os níveis mais baixos da última década.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+