Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Redução de IMI proposta por PCP tem impacto limitado

24 fev, 2016 - 07:13 • Sandra Afonso

Proposta comunista incide sobre a taxa máxima do imposto, que a grande parte dos municípios não está a aplicar.

A+ / A-

O PCP propõe a redução da taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de 0,5% para 0,4%. Numa casa de 100 mil euros, o IMI ficaria reduzido em 100 euros ano (150 euros num imóvel avaliado em 150 mil euros).

O valor da descida é generoso, reconhece Elsa Martins, da consultora PWC, mas deverá ter um impacto limitado, dado que o IMI é taxado por cada município e apenas 42, em 308, decidiram aplicar uma taxa superior ou igual a 0,4% este ano.

“Este ano, só cerca de 14% dos municípios é que optaram por ter uma taxa superior já a 0,4%. Cerca de 45% dos municípios até optaram pela taxa mínima, de 0,3% do valor patrimonial tributário”, refere à Renascença.

Com a taxa máxima, de 0,5%, surgem apenas 32 autarquias, a maioria por obrigação, devido a problemas de tesouraria.

O desconto foi decidido pelo Governo PSD/CDS no Orçamento do Estado deste ano, mas coube aos municípios a decisão de o aplicar. O benefício vai aplicar-se no IMI a pagar em 2016 a partir de Abril (primeira prestação do imposto). A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) enviará aos contribuintes o valor do imposto a pagar já com as contas feitas.

Saiba aqui se a sua autarquia faz desconto às famílias com filhos.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sergio silva
    01 mar, 2016 Lisboa 12:24
    Com a redução pupam mais de 100eur...(em Setubal por exemplo), e foi o PCP que propôs
  • Jose
    24 fev, 2016 Setubal 10:07
    Pois É. Os comunas deviam de ter vergonha. Então os municípios que têm a maioria praticam a taxa máxima, não aprovam os descontos para famílias com filhos em assembleia municipal ex: setubal, e agora vêm com uma ideia extraordinária. Estes artistas gozam com o povo
  • Carlos
    24 fev, 2016 setubal 08:22
    A Camara Municipal de setubal tem a taxa mais alta, camara comunista e sao amigos dos trabalhadores?

Destaques V+