Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Moody's. Aprovação do orçamento é "positiva" e melhora credibilidade

25 fev, 2016 - 11:38

Agência de rating diz que a aprovação do Orçamento do Estado revela a capacidade e vontade do Governo de António Costa de "inverter o rumo".

A+ / A-

A agência de notação financeira Moody's considerou, esta quinta-feira, que a aprovação do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016) é "positiva" na perspectiva de risco de crédito e melhora a credibilidade orçamental.

A aprovação do OE2016 na generalidade, na terça-feira, com o aval dos três partidos de esquerda que apoiam o Governo socialista (PCP, BE e Os Verdes), é positiva em termos de risco de crédito porque revela a capacidade e vontade do Executivo liderado por António Costa "inverter o rumo" em prol de uma orientação orçamental mais realista do que a versão preliminar apresentada em Fevereiro, refere a nota da agência de rating.

A Assembleia da República aprovou na terça-feira na generalidade a proposta de Orçamento do Estado para 2016, com votos favoráveis de PS, BE, PCP e Verdes, a abstenção do PAN e votos contra de PSD e CDS-PP.

O Orçamento será agora analisado e discutido pelos deputados na especialidade, com debates marcados para 10, 14 e 15 de Março e a sua votação final global a 16 de Março.

A Moody's duvida, no entanto, que a meta do défice prevista no OE2016 (2,2% do PIB) se concretize, já que prevê um crescimento inferior ao do Governo (1,6% contra 1,8%), e aponta para um défice próximo dos 3% "em linha com as anteriores expectativas".

Governo regista aprovação com "agrado"

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais mostrou "agrado" com o aval da agência Moody's à aprovação do Orçamento do Estado para 2016 e sublinhou que o Governo está empenhado em dar confiança aos investidores.

"O Governo regista com agrado a aprovação da Moody's. É um reconhecimento do esforço do Governo", destacou Fernando Rocha Andrade, à margem da conferência "Orçamento em Exame" que decorre esta quinta-feira em Lisboa.

O secretário salientou que "o Governo tem feito um trabalho no sentido de dar confiança aos investidores".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    26 fev, 2016 Lisboa 08:08
    Os PaFalhados em cada dia que passa vão ficando mais desesperados. Agora até a Manuela Ferreira Leite veio dizer que a possivel Nacionalização do BES deve ser considerada. Isto depois depois do trocaPassos e do boneco barbudo ( e divertido) do Cds terem vindo com aqueles ares circunspectos e preocupados ( com o pin da lapela já muito descaido) mais uma vez tentar amedrontar o "Povéu" relativamente à forma como os mercados poderiam reagir a tal calamidade. Devem estar (coitados) a sofrer muitas pressões por parte dos amigos com quem a negociata foi acordada. De certeza que não estão preocupados com o País e com os Portugueses.
  • Artur
    25 fev, 2016 Lisboa 18:23
    Isto é uma bomba pros direitolas profetas do mal, agora defendam-se contra a Moody´s que cena cómica que vai ser.
  • Luis
    25 fev, 2016 Lisboa 14:07
    Lá vão os PaFalhados ter que correr com o trocaPassos. Muitos deles terão que voltar para a terra cavar batatas, é a vida como dizia o outro. Vamos ver se desta vez percebem finalmente que cada vez que fazem uma profecia alarmista acontece sempre o seu contrario. Como são todos um bocado lerdos,, duvido.
  • Sofia
    25 fev, 2016 Lisboa 12:35
    Inverteu o rumo isto é do irrealismo para realismo, no entanto as perspectivas de crescimento são ainda optimistas.
  • JR
    25 fev, 2016 s.tirso 12:06
    Noticia meia escondida e sem comentários. Estranho!

Destaques V+