02 mar, 2016 - 12:00
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das acções do Banco BPI à espera que o banco divulgue "informação relevante" ao mercado, anunciou o regulador em comunicado. As acções subiam mais de 10%, para 1,18 euros.
"O Conselho de Administração da CMVM deliberou, nos termos do artigo 214.º e da alínea b) do n.º2 do artigo 213.º do Código dos Valores Mobiliários, a suspensão da negociação das acções do Banco BPI, S.A., até à divulgação de informação relevante sobre o emitente", lê-se na nota do regulador.
Em causa estão notícias que dão conta do interesse do espanhol Caixa Bank na participação da angolana Isabel dos Santos no BPI.
Segundo a Agência Bloomberg, o banco espanhol quer comprar os 18,58% de participação de Isabel dos Santos e também dos 2,28% detidos pelo Banco BIC.
A confirmar-se este cenário, os especialistas afirmam que o Caixa Bank terá de lançar uma OPA sobre o restante capital do BPI, oferecendo um preço idêntico àquele que venha a ser acordado com a empresária angolana. Isto, porque, o maior accionista da instituição reforçaria a sua participação para cerca de 65%.