09 mar, 2016 - 22:44 • Ana Carrilho
Portugal tem 85 nomeações, em 49 categorias, na edição de 2016 dos World Travel Awards, também conhecidos como os “Óscares do turismo”.
A TAP bateu o seu recorde com seis nomeações. Concorre a “Melhor Companhia Aérea”, “Melhor Classe Executiva”, “Melhor Classe Económica”, ”Melhor Companhia Aérea para África”, “Melhor Companhia para a América do Sul” e “Melhor Revista de Bordo”. O aeroporto da Portela concorre a “Melhor Aeroporto Europeu”.
Na área dos cruzeiros, o Porto de Lisboa concorre a “Melhor Porto de Cruzeiros Europeu” e a Douro Azul, a “Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais da Europa”.
Na área “Destino”, Portugal tem este ano nove nomeações para sete categorias. O Algarve quer ser o melhor destino de praia, enquanto Lisboa e Porto disputam a liderança nas escapadinhas de fim-de-semana.
E se a capital quer ser eleita a melhor nos destinos de cruzeiro, a Invicta tem a Ribeira nomeada para “Melhor Atracção Turística”. A Madeira concorre a melhor destino de ilhas da Europa e o Turismo de Portugal candidata-se a renovar o título de “Melhor Organismo Europeu de Turismo”.
Mas três quartos das nomeações nacionais estão na classe de “Hotéis & Resorts”. E a maior parte, concorre em várias categorias. O Vila Vita Parc é o que disputa mais prémios (16). A maior parte das unidades hoteleiras localizam-se no Algarve, Lisboa e Madeira. Mas os Açores também marcam presença com a candidatura do Terra Nostra Garden Hotel.
Os Passadiços do Paiva concorrem na categoria de "Melhor Projecto Europeu de Desenvolvimento Turístico”.
A votação online já começou e decorre até 17 de Julho. Todos podem fazer as suas escolhas em http://www.worldtravelawards.com/vote.
O ano passado Portugal arrecadou 14 prémios nos World Travel Awards, considerados os mais prestigiados no sector do turismo. Tinha 78 nomeações em 48 categorias.