Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passos quer esclarecimentos sobre interferência em negócios da banca

20 mar, 2016 - 14:01

Em causa as alegações de que António Costa terá ajudado Isabel dos Santos a ultrapassar o impasse no BPI.

A+ / A-

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que é preciso um “esclarecimento tão transparente quanto possível” sobre a alegada interferência directa do primeiro-ministro nos negócios entre a empresária angolana Isabel dos Santos e o sector bancário.

“Não temos boa memória dos tempos em que os governos e os primeiros-ministros se envolviam em processos societários que não respeitam ao Estado, respeitam aos privados, e era muito importante que houvesse um cabal esclarecimento dessa matéria”, disse Passos Coelho, à margem de uma visita à Feira do Folar de Valpaços, Vila Real.

Para o líder do PSD, é preciso que os governos “salvaguardem a sua independência e a sua isenção de processos que não estão sob a sua alçada directa” e, por isso, espera que haja um “esclarecimento cabal desta matéria”.

O “Expresso” noticiou que António Costa e a empresária angolana, para ultrapassar o impasse no BPI, reuniram-se em Lisboa e terão conciliado posições com o grupo financeiro espanhol La Caixa, com a filha do Presidente de Angola a vender a sua participação no BPI aos espanhóis e o BPI a ceder as suas acções do banco angolano BFA a capitais angolanos.

Já no sábado, o vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Leitão Amaro anunciou um pedido de esclarecimento e referiu que vão ser formuladas oito perguntas ao Governo socialista sobre as alegadas interferências nos negócios entre a empresária angolana Isabel dos Santos e o sector bancário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amós
    21 mar, 2016 Belém de Judá 21:23
    Dr Passos Coelho: Herodes Sócrates tinha um garrote a apertar - lhe o pescoço. Porque o País só tinha dinheiro para pagar ordenados e pensões públicas por mais um mês. Quem deu o alerta foi o Dr Teixeira do Santos. Quiseste ser franco e acompanhaste o Herodes Sócrates a Bruxelas. Porque Bruxelas não tinha confiança no Herodes Sócrates. Foste patriota. Mas os cegos não conseguiram ver o teu patriotismo e acusaram - te e acusam - te de teres sido tu quem chamaste a troyca . Acusam - te de teres empobrecido o País. Prestastes um bom trabalho ao País . Retiraste - o da banca Rota. Cristo também libertou o povo da escravidão . Mas foi o próprio povo quem pediu a sua condenação e a libertação do barbarás. Tem calma, Pedro. Deixa gastar à grande e à Francesa. Deixa que o barco se afunde. Mantém - te calmo. Lembras - te do que disse o invasor? Ele disse que não queria a tua mão. Que não te a pedia. Quando o barco começar a afundar - se e ele te pedir a mão. Não faças como J. Cristo que mandou parar a tempestade. Diz ao Índio: agarra - te à foice, ao martelo e à bronca da esquerda. E fazei um bloco contra a pobreza. Depois, vai aparecer um seguidor de Cristo . Vai reunir economista sérios. Aí vai começar um novo ciclo. Pedro: mete a espada na bainha. Não lutes contra o poder das trevas que matou Cristo e quer enterrá - lo e enterrar a sua verdade. Deixa que o tempo dê visão aos cegos. Boa noite . Boa Pascoa, boa mudança, boa libertação .
  • Msabel
    21 mar, 2016 Almada 13:11
    Um incompetente, um mentiroso de 1ª que colocou a grande maioria do povo portugês a viver pessimamente, vem agora fazer exigências, esta deve ser para rir. Deve pensar que somos todos uma cambada de estúpidos, de ignorantes e que temos a memória curta. Deveria ter vergonha e NUNCA mais aparecer. E para não virem com comentários parvos, digo já que não votei nem Costa nem nunca Coelho.
  • Paulo
    20 mar, 2016 vfxira 19:20
    Quando esteve no governo,sempre fez tudo para favorecer a banca á custa do povo,e nunca deu esclarecimentos.
  • João Lopes
    20 mar, 2016 Viseu 17:43
    O Governo social comunista dirigido pelo grande ilusionista, sua Excelência o primeiro-ministro, Dr. Costa, não deve meter-se aonde não é chamado!
  • Eugénio
    20 mar, 2016 Lisboa 16:43
    E este é quem?
  • JULIO
    20 mar, 2016 vila verde 16:11
    Passos não faças perguntas a vigaristas, deicha-os cair de podres
  • Luis
    20 mar, 2016 Lisboa 15:10
    O que é que o PaFalhado do trocaPassos quer? Mas o indigente ainda pensa que é o lider da caranguejola PaFalhada e que esta ainda governa? Continua cada vez mais imbecil o inutil.

Destaques V+