Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Banif. Constâncio recusa depor no Parlamento

22 abr, 2016 - 19:38

O vice-presidente do BCE só responde perante o Parlamento Europeu e não presta contas a parlamentos nacionais.

A+ / A-

Veja também:


O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vitor Constâncio, não vai responder ao pedido de depoimento feito pela comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

Em conferência de imprensa em Amesterdão, depois de uma reunião dos ministros da Economia e Finanças dos Estados-membros, Vítor Constâncio frisou que o BCE só responde perante o Parlamento Europeu e não presta contas a parlamentos nacionais.

O vice-presidente do BCE e antigo governador do Banco de Portugal afirmou que não recebeu qualquer pedido da comissão prestar declarações sobre o Banif.

A presidente do conselho de supervisão do BCE, Danièle Nouy, revelou que na véspera do anuncio da resolução do Banif, recebeu chamadas do ministro das Finanças, Mário Centeno, e de Vítor Constâncio a pedir para o BCE desbloquear a oferta do Santander junto da Comissão Europeia.

No dia 20 de Dezembro do ano passado, um domingo, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif. Parte da actividade bancária foi vendida ao Santander por 150 milhões de euros e os activos tóxicos foram transferidos para a nova sociedade veículo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • paulo
    24 abr, 2016 vfxira 19:44
    Já diz o "povo" Quem não deve ,não teme!......
  • Zé Ninguem
    24 abr, 2016 Alverca 11:50
    Depois do que fez no B.Portugal , foi premiado p/ o BCE, devia estar preso.
  • Pinto
    23 abr, 2016 Custoias 00:17
    Constâncio, se houvesse uma justiça independente e sem cumplicidades, ias depor nem que fosses de rasto.

Destaques V+