Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Lucro do Santander sobe mais de 100% após compra do Banif

27 abr, 2016 - 09:13

Banco destaca o "impacto positivo em toda a conta da incorporação da actividade" do naco do Funchal.

A+ / A-

Veja também:


O grupo Santander anunciou lucros de 121 milhões de euros em Portugal no primeiro trimestre do ano, mais 121% face a 2015, e referiu o "impacto positivo em toda a conta da incorporação da actividade do Banif".

Numa comunicação ao mercado espanhol, o banco destaca que "o lucro atribuído do primeiro trimestre é de 121 milhões de euros, mais do dobro do que obtido até Março do ano passado (+121%)", e aponta "o impacto positivo ao longo de toda a conta da incorporação da actividade do Banif", que o Santander comprou no ano passado por cerca de 150 milhões de euros.

"O conjunto das margens de juros e das comissões cresceram 30%, enquanto os custos subiram 25%", realçou o Santander, acrescentando uma outra razão para a subida dos lucros.

"Adicionalmente, as receitas reforçaram-se com os resultados de operações financeiras originados na venda de carteiras", salientou.

A margem bruta do Santander em Portugal alcançou os 337 milhões de euros no primeiro trimestre (mais 41,5% do que ano passado), enquanto a margem líquida foi de 183 milhões (mais 59,6%). O lucro atribuído ao grupo foi de 121 milhões de euros (mais 121,4%).

Sobre a evolução do negócio em Portugal, com a compra do Banif, o Santander indica que o crédito aumentou 24%, para os 30 mil milhões de euros.

"A incorporação dos saldos do Banif representou uma mudança na sua estrutura, aumentando o peso do segmento de empresas para 35% (31% em Março de 2015). Em termos comparáveis, sem o efeito desta incorporação, os saldos diminuiriam em 2% (o que é um melhor comportamento do que o mercado", assinala o banco.

Por outro lado, os recursos aumentaram 22%, para os 30,6 mil milhões de euros, "principalmente devido à incorporação dos depósitos do Banif".

"Em termos homogéneos, o total de recursos regista um aumento de 4%, compatível com uma gestão muito focada na redução do custo dos depósitos", acrescenta o Santander.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fabio
    27 abr, 2016 Lisboa 19:03
    Tem graça com a resolução do BES qual é que foi o outro banco ou entidade que tambem teve lucros ?
  • Americo
    27 abr, 2016 Leiria 14:05
    Ah grande Costa. Bela negociata..........
  • maria
    27 abr, 2016 Lisboa 11:18
    Mas hoje de hora a hora só falam na RR dos lucros do Santander !!!
  • Bravo Portugal
    27 abr, 2016 Sintra 11:17
    Os contribuintes portugueses a pagar e os espanhóis a lucrar. Espectáculo! Os nossos políticos devem estar a pretender fazer carreira em Espanha.

Destaques V+