Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Menos um cêntimo nos combustíveis? “É ridículo, quase vergonhoso", diz ACP

13 mai, 2016 - 08:50

Revisão do ISP acontece três meses depois de o Governo ter aumentado o imposto em seis cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo.

A+ / A-

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) critica a decisão do Governo de baixar um cêntimo por litro no preço dos combustíveis.

“O cêntimo que nos tira é completamente ridículo, é quase vergonhoso, mas não me espanta nada deste governo”, diz à Renascença Carlos Barbosa.

O presidente da ACP garante que a redução não serve a ninguém, nem mesmo aos que não conduzem.

Esta revisão acontece três meses depois de o Governo ter aumentado o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) em seis cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo.

Segundo o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade, em declarações à agência Lusa, estas actualizações do ISP representam um decréscimo de 44 milhões de euros na receita deste imposto.

Também no plano político a medida foi criticada. O PSD considera que é uma "brincadeira" do Governo em torno do imposto, declarando que a descida em um cêntimo frustra a "expectativa dos portugueses e dos fiscalistas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • teixeira
    16 mai, 2016 Cacém 23:37
    1 centimo de desconto!!! Que exagero...
  • André
    13 mai, 2016 Lisboa 14:06
    (Para quem não sabe, o Dr Carlos Barbosa já está em campanha eleitoral para a câmara municipal de Lisboa, pois o PSD e o CDS já o nomearam como seu candidato.) Ora isto vindo da mesma pessoa que queria mais 47000 lugares de estacionamento dentro da cidade de Lisboa e apresentou um estudo em que requeria a construção de 20 parques de estacionamento para 700 a 2000 automóveis no centro da cidade, principalmente na zona das avenidas novas, dá para rir. Isto vindo do senhor que pediu a extinção da Carris e o encerramento do Metro de Lisboa, por falta de clientes, em troca da redução do imposto sobre veículos e redução do Imposto único, para incentivar os portugueses a terem carro próprio, dá para rir. Oh Dr Barbosa, assuma-se logo como candidato. Já que os partidos já o nomearam e já tem as máquinas partidárias a funcionar para o ACP, não se deixe levar para falhanços como foi a manifestação de quarta-feira. Onde só surgiu o senhor e meia dúzia de membros do CDS a protestar, tendo tido o azar de nem o terem provocado um acidente, conseguiram empancar o trânsito como tanto desejavam.
  • A Rebelo
    13 mai, 2016 Lisboa 13:48
    Palhaços a fazer dos outros estúpidos...
  • Vitor Lopes
    13 mai, 2016 Lisboa 13:27
    Vergonhoso um cêntimo? e a extrema esquerda está de acordo? caladinhos que nem ratos quando lhes convém, corja de parasitas
  • Rui Magalhaes
    13 mai, 2016 Braga 12:37
    Este Sr. Carlos Barbosa está à frente de um Clube só virado para os ricos e à sua medida...! Fui sócio durante 30 anos e deixei de o ser porque, para aquilo que pagava, não tirava benefícios que justiçasse ! Não faço coleção de carros antigos, não participo em corridas e outras coisas pouco claras.... Agarrou-se ao ACP para se promover socialmente ! Não faz mais nada na vida e gosta muito "de ser alguém" . Abram os olhos sócios do ACP !!!!!!!
  • Alcino Matos
    13 mai, 2016 Santa Maria da Feira 12:17
    ​Menos um cêntimo nos combustíveis? “É ridículo, è vergonhoso", eu penso e digo isto , O Antonio Costa tirou um centimo só para calar o povo e para que o Povo não diga que ele não faz nada em relação a baixa do imposto, Como o Bloco de Esquera, os Verdes, Paridos dos Animais e CDU estão caladinhos, Estes partidos que fazem parte do Governo que tanto latiam agora estão calados, que coprja de politicos estes, este Costa é um pilantra, um trafulha no que diz respeito a Impostos, sintome lesado na subida dos Combustiveis, porque os Combustiveis tem mais imposto para o Estado que custa na Origem, tem que haver uma relovução bem pior que a do 25 Abril e morrer muitos politicos que pratiquem politicas destas
  • Anónimo
    13 mai, 2016 Sintra 12:16
    E, o CARLOS COSTA sabe o que quer dizer aritmética? Se o prometido era descer um cêntimo por cada 4.5 de subida do preço e que as revisões eram trimestrais, quanto queria que fosse a baixa se a diferença de preços, incluindo os 6 cêntimos da sobretaxa, foi de 12 cts?Ou ainda não percebeu que os 4.5 são para compensar a baixa dos 23% do IVA com a baixa do petróleo e, por isso, a sobretaxa não pode entrar nas contas? Eu também não gosto de pagar este imposto e acho que já pago demasiados, mas uma coisa é não concordar com a decisão de o aumentar e outra é, depois, estar com tretas que nada têm a ver com o "método" escolhido para nos vir ao bolso com ele:
  • transmontano
    13 mai, 2016 alfandega da fe 12:16
    é só fazer as contas.....temos tido uns políticos ke só pensam em governar para o porto e lisboa.....o resto não interessa...já não é território português....há exceção; quando visitam o nosso dito "interior" nas campanhas eleitorais e outros eventos de onde saem com uns bons queijos, presuntos, chouriças, salpicões, folares...etc ;até aquele senhor do porto Rui Moreira diz que se sente discriminado em relaÇÃO Á CAPITAL ,quando a TAP INTERROMPE LIGAÇÕES AÉREAS.....o que é o NORTE do país para estes senhores???!!!!!!Eu respondo: somente a área metropolitana do porto; Não há MINHO nem TRAS OS MONTES E ALTO DOURO; esta é que é a verdade.....não temos ligações por via férrea nem aérea!!!!!!digamos que somos tipo uma reserva, não sei é do quê! Para se fomentar o desenvolvimento do interior teríamos que ter obrigatoriamente os combustíveis mais baratos do que os nossos vizinhos, serem eles a deixarem cá os euros...Vejam a reportagem do "sexta ás nove" RTP 1 e SIC com o João Faiões, sobre os combustíveis com as continhas todas feitas...O ESTADO GANHARIA MAIS ASSIM......do que sermos nós a deixar divisa em Espanha.....!!!!!
  • BG
    13 mai, 2016 valongo 12:11
    E agora uma comunicação do ministro da econemia...... " pedia aos portugueses para não abastecerem em Espanha"...... como dizia um ilustre conhecido "Vai tomar no C¨ Rapaz"....
  • Carlos Pereira
    13 mai, 2016 12:08
    Assim ainda fica dinheiro para as subvenções...

Destaques V+