Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PSD avisa Constâncio. Se faltar ao Parlamento “estará a cometer um crime"

16 mai, 2016 - 22:05

Presidente do BCE diz que Vítor Constâncio não tem que responder aos deputados, mas os sociais-democratas exigem a presença do antigo governador na comissão Banif.

A+ / A-

Se Vitor Constâncio não comparecer na comissão parlamentar de inquérito ao Banif “estará a cometer um crime de desobediência”, defende o deputado do PSD Carlos Abreu Amorim.

Esta segunda-feira, o presidente do Banco Central Europeu (BCE) enviou uma carta ao Parlamento português onde explica as razões porque Constâncio não tem de responder aos deputados.

Mario Draghi invoca regras europeias para defender a posição já anteriormente assumida pelo seu vice-presidente.

A recepção da carta foi confirmada, à Renascença, por Carlos Abreu Amorim, que insiste na obrigatoriedade da presença de Vítor Constâncio no Parlamento.

“Caso Vítor Constâncio continue a insistir desta forma desesperada e irrazoável de não colaborar com a comissão parlamentar de inquérito, de acordo com o regime jurídico dos inquéritos parlamentares, mais precisamente o artigo 19.º, estará a cometer um crime de desobediência qualificada", alerta o social-democrata.

"É bom que o doutor Vítor Constâncio em vez de pedir cunhas aos colegas, parceiros e dirigentes europeus, que acabam por expressarem opiniões sem perceberem patavina daquilo que se está a passar, enganando-os de uma forma até dolosa, seria bom era que o doutor Vítor Constâncio pensasse muito bem no que está a fazer”, sublinha Carlos Abreu Amorim.

O deputado afirma que o PSD vai continuar à espera que antigo governador do Banco de Portugal volte atrás na decisão de não comparecer na comissão de inquérito ao Banif.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    17 mai, 2016 Santarém 21:49
    O senhor Constâncio está com as costas bem protegidas no BCE mas não estará certamente isento de culpas no BP onde me recordo no seu tempo já a situação dar que falar e haver muitas dúvidas sobre o bom funcionamento do mesmo. e de então par cá o descalabro nos bancos foi o que vimos.
  • José Soares de Pinho
    17 mai, 2016 Gafanha da Nazaré 09:51
    Agora ninguém pergunta quem é que manda no nosso país?
  • zaratrusta
    17 mai, 2016 alcains 09:46
    Eis o título: PSD avisa Constâncio. Se faltar ao Parlamento “estará a cometer um crime". Mas...... isto de psd, é uma nova marca de cigarros? de cerveja? queijo? sacos para lixo? quem coisa, o que são afinal? Avisa? Não entendo!
  • Luis
    17 mai, 2016 Lisboa 07:37
    O banhudo do Amorim pensa que o BCE é o bando da Caranguejola PaFalhada que funciona mais como uma organização criminosa do que como um partido. E ainda hà muitos, da Caranguejola, que estão apenas em fase de investigação. Amorim não passa de um parasita que tem o cargo que tem graças à lealdade canina que tem para com o Farsola. Tal lealdade leva-o a ser capaz de fazer tudo e dizer tudo sem o minimo de ética, moral e honestidade. Amorim é composto por 80% de àgua e de 20% de dependência parasita.
  • Antonio Rodrigues
    17 mai, 2016 Viseu 01:22
    É bom que venha, para não entrar no rol dos criminosos. E falando em criminosos lembro que Passos Coelho e sua equipa, devem ser bem punidos, judicialmente, pois que aquilo que fizeram aos trabalhadores e reformados durante a sua legislatura foi autêntico crime.
  • Dias
    17 mai, 2016 Lx 01:00
    Alguma coisa tem a esconder, senão vinha dar esclarecimentos, BPN será ? Mesmo na esquerda sempre foi considerado um zero.
  • paulo
    17 mai, 2016 vfxira 00:08
    E assim se vão conhecendo as pessoas !.......
  • Nortada41
    16 mai, 2016 Porto 23:58
    Muito bem , este sr. já prejudicou o País e demais e agora a arrogância dá para se sentir acima da lei , cadeia com ele e penso que ainda nao paga o mal que nos causou , basta lembrar o caso BPN era muito bem pago para verificar e acautelar para que nao se passace o que se passou , mais de 7 mil milhoes roubados e só pelo mal que isso causou aos Portugueses deveria ser julgado como crime contra a humanidade. Todo aquele que rouba ou seja da sua responsabilidade e causa tanto mal a tantos milhares de pessoas deveria ser considerado CRIME CONTRA A HUMANIDADE , nao é só com balas que se mata.
  • Tony Marreco
    16 mai, 2016 Seixal 23:24
    Esta gente irresponsável - digo gente, para não dizer o verdadeiro nome - nunca responde por nada de nada . O povo português tem que se por fino e guloso . Mas , se querem a minha opinião , duvido MUITO que se volte a por fino e guloso como já foi fino e guloso em muitas , muitas gerações anteriores .
  • Alberto
    16 mai, 2016 Porto 23:11
    Era bom que obrigassem esse mafioso a depôr. Quanto mais não seja, para ouvir as suas "explicações" de como depois de demonstrar uma enorme incompetência e/ou falta de ética, foi promovido com um cargo de vice-presidente no BCE!!

Destaques V+