Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo rejeita alarmismos. Conjuntura pode levar à revisão das previsões económicas

17 mai, 2016 - 12:07

Presidente da República lembra que os mercados para onde Portugal exporta também estão com problemas, o que pode levar a revisões em baixa das previsões do Governo.

A+ / A-

O Presidente da República diz que não deve haver alarmismos em caso de revisão das previsões económicas. O Presidente da República lembra que os mercados para onde Portugal exporta também estão com problemas, o que pode levar a revisões em baixa das previsões do Governo.

Durante a conferência "O presente e o futuro do sector bancário", que decorreu num hotel de Lisboa, o chefe de Estado disse que com a actual conjuntura externa pode afectar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 e obrigar "a revisões de previsões" económicas.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, caso seja necessária, essa revisão deverá ser feita "sem alarmismos mas com lucidez, se a conjuntura vier a manter-se".

O chefe de Estado fez esta "referência de natureza conjuntural" a meio de um discurso sobre o sistema financeiro, durante a conferência.

O Presidente da República começou por dizer que "a economia portuguesa está a proceder a uma reconversão particularmente atenta às exportações, mas que é uma reconversão necessariamente dependente dos mercados de destino".

"Isso pode significar, nomeadamente neste ano de 2016, a repercussão da situação nesses mercados - apesar da diversificação ensaiada, ainda com uma apreciável concentração - no crescimento do PIB e seus reflexos financeiros, obrigando a revisões de previsões, sem alarmismos mas com lucidez, se a conjuntura se vier a manter", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    17 mai, 2016 Funchal 17:06
    Atenção RTP: Marcelo já é PR há meses e ainda não foi ao Preço Certo!!
  • Manuel
    17 mai, 2016 LX 15:08
    Teoria da avestruz... mete a cabeça no buraco e está tudo bem.

Destaques V+