Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

António Mexia compara o seu salário "ao de um defesa-direito de meio da tabela"

02 jun, 2016 - 15:17

O líder da EDP ganhou, no ano passado, 2,1 milhões de euros, entre remuneração fixa e prémios.

A+ / A-

O presidente executivo da EDP, António Mexia, auferiu o ano passado um rendimento bruto de 2,1 milhões de euros e, em entrevista à revista "Sábado", publicada esta quinta-feira, compara esse rendimento ao salário que aufere "um defesa-direito de meio da tabela".

À pergunta "Como é ser um dos gestores mais bem pagos do país", o gestor recorreu ao futebol para responder: "No futebol, o meu salário equivale ao de um defesa direito de um clube do meio da tabela (risos). Não me considerando eu um jogador desses".

Mexia acrescentou ainda que, comparativamente com empresas do mesmo sector e da mesma dimensão, o seu vencimento "está no extremo mais barato".

"Se olhar para o sector, na Europa e nos Estados Unidos, o meu salário é incomparavelmente mais baixo do que o de outras empresas da mesma dimensão", afirmou, destacando também os lucros gerados pela empresa.

O gestor defendeu ainda na entrevista que a questão do seu ordenado só diz respeito a si próprio e aos accionistas da EDP. "Sejamos pragmáticos, só lhes diz respeito a eles e a mim - e a mais ninguém. Sendo que é transparente, porque em Portugal as únicas pessoas que são obrigadas a revelar a remuneração são os gestores das cotadas e os titulares de cargos públicos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graciano
    10 jun, 2017 Penafiel 13:16
    Coitados de nós consumidores que lhe pagamos esse salário principesco.
  • Jorge
    02 mai, 2017 Sintra 17:51
    O que é que a direita diz? Aqueles que põem sistematicamente em causa a subida do salário mínimo para 600 euros em 2019, que é muito, choram eles !Cá para mim, que o salário lhe sirva de proveito. Gostava era que os trabalhadores recebessem salários com um mínimo de dignidade; que acabassem as reformas de fome; que o céu não servisse de teto aos "sem abrigo".... De os bons salários não é problema, mas os maus salários, isso sim!.
  • Luis
    03 jun, 2016 Lisboa 11:11
    Para além de gozo o traste demonstra ser cretinol. Qualquer jogador de futebol para impôr o seu valor profissional tem que o fazer jogando contra 11 jogadores adversarios em cada jogo. E em cada jogo os 11 adversarios são diferentes e também com valor profissional distinto. O cretinodo do Mexia só é um grande CEO/Jogador porque joga sózinho e na rua dele. Até eu na equipa em que ele joga, no campeonato que ele disputa onde não joga contra ninguém seria melhor Jogador/CEO que o Ronaldo/Mexia. Joga sózinho e com a bola só para ele daí ser o " Máiiiiiior". Deveria ter vergonha nas fuças e não tem. o que é de lamentar. A EDP é um monópolio pertença de um governo comunista (o que não deixa de ser irónico quando a laranjada Pafiosa tanto está preocupada com o apoio do PCP ao governo) é bom não esquecer. O Mexia também nunca pode ser comparado a um jogador de futebol pela simples razão porque os bons jogadores de futebol Portugueses estão todos a jogar em equipas estrangeiras e tanto quanto é sabido nunca nenhuma grande empresa estrangeira esteve interessada na genialidade do Mexia. Mais um mamão tipo Catroga.
  • Luís Filipe Amoedo
    03 jun, 2016 Parede 09:39
    Este senhor devia ter vergonha do que disse. Ganhar 2,1 milhões brutos num país com tanta pobreza e necessidade de vária ordem, é uma afronta aos portugueses. Ainda me lembro do ar felicíssimo a beber champanhe quando vendeu a EDP aos amigos chineses.
  • Nelio
    03 jun, 2016 Madeira 09:32
    É só goso
  • 03 jun, 2016 vfx 07:43
    "Há grandes vidas" nesta républica das bananas.......só a macacada é que não ganha para comer.
  • rosida
    02 jun, 2016 palmela 23:15
    a edp nao tem consideraçao pelos consumidores!
  • António Aires
    02 jun, 2016 Amarante 18:26
    O caminho é publicamente exigirmos um preço adequado para a electricidade que gastamos! Quem fixa os preços? Quem reclama? Todos para a rua em manifestação para exigir a baixa de preços da energia! E se os portugueses em bloco se recusarem a pagar? Cortam a todos e vivem do quê?
  • Verdade
    02 jun, 2016 Almada 18:15
    Ainda por cima goza com os portugueses e o povo trabalhador.
  • Jomytex
    02 jun, 2016 Oeiras 18:11
    As empresas não podem ignorar o ambiente em que se situam . Tendo razão sobre o que muitas vezes , muita gente ainda não realiza ... A EDP , não é uma empresa Publica , é uma Empresa Privada. O que há que ter em conta é que o Sector é regulado, pelo menos fazem-nos crer que sim... O que se esquece de mencionar , é que os lucros realizados ao longo de muitos anos se devem a uma posição monopolista no sector e ainda hoje de posição dominante , com uma serie de acordos , feitos no interesse da EDP , em favor dos seus Accionistas, mas sempre em prejuízo dos consumidores e dos contribuintes ... Veja-se as rendas , os rendimentos garantidos, etc... Quando há algum tempo um Secretário de Estado quis mexer no "POTE das MORDOMIAS" , teve logo como destino ser DEMITIDO... E só estava a dar cumprimento ao que estava escrito nas obrigações de sectores e situações que tinham que ser alteradas , como estava no MEMORANDO DA TROICA" .... Assim até EU Posso ser " Um bom Gestor" , dar bons Lucros aos Chineses,.... com rendimentos garantidos e avultados....

Destaques V+