Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Juncker pergunta se Portugal vai regressar ao “caminho certo”

08 jul, 2016 - 22:41

Presidente da Comissão Europeia vai, dentro em breve, conversar com o Governo português, numa altura em que decorre um processo sancionatório por incumprimento da meta do défice em 2015.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Comissão Europeia quer saber de Portugal consegue regressar ao “caminho certo”, antes de ser tomada uma decisão definitiva sobre sanções por incumprimento das metas do défice.

Numa entrevista à revista alemã “Der Spiegel”, divulgada esta sexta-feira, Jean-Claude Juncker diz que, “dentro em breve”, vai conversar com os governos de Portugal e de Espanha, que também está na mira de Bruxelas.

O objectivo é, segundo Juncker, “verificar se os dois países têm vontade e capacidade de colocar as suas economias estruturalmente de volta no caminho certo.”

O presidente da Comissão Europeia foi questionado pelo "Der Spiegel" sobre as violações de França às regras europeias. Juncker afirma que o Pacto de Estabilidade está a ser aplicado com "sabedoria" e de forma "racional".

"A França encontra-se numa situação económica difícil e o Governo tomou várias medidas para trazer ordem ao Orçamento. Ao fazê-lo, a França está em conformidade com a lei. E a Comissão está a tomar decisões com base na legislação aplicável, que eu recomendo a leitura", declarou Juncker.

As declarações do presidente da Comissão Europeia são conhecidas no final de uma semana em que Bruxelas abriu um processo sancionatório contra Portugal e Espanha por incumprimento da meta do défice em 2015.

Apesar de abrir portas à aplicação de sanções, a decisão está agora do lado dos ministros das Finanças da União Europeia, que se reúnem na próxima terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Mula
    09 jul, 2016 Evora 12:07
    Sr Junqueira!! Não se incomode a aplicar sanções a Portugal! Tenha piedade! Já cá temos a geringonça, que maior castigo para o país?! O próprio governo irá aplicar um castigo pesado para os Portugueses pagarem! Continue apenas a emprestar dinheiro para aumentar os rendimento disponível pelos "escolhidos" da geringonça...depois pagamos todos a devida sanção!
  • Luis
    09 jul, 2016 Lisboa 07:34
    EBORENSE.Antes com a 1ª Ministra Catarina do Berloque do que com o pseudo ex 1ºMinistro o Traste de Massamá que liderou o bando Geringonço PaFalhado. Apesar de Juncker gostar muito de beijar os seus pares de uma forma efusiva.
  • Eborense
    08 jul, 2016 Évora 23:04
    Sr. Juncker! Fale com a 1ª Ministra Catrina do Berloque, que ela explica-lhe tudo o que o Sr. quiser.

Destaques V+