Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Marcelo espera “uma sanção zero”

12 jul, 2016 - 20:51

O Presidente prefere uma solução salomónica para o problema das sanções a Portugal por incumprimento do défice.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República afirmou esta terça-feira esperar que no final seja aplicada a Portugal “uma sanção zero” por défice excessivo em 2015 e disse que a Comissão Europeia não exige medidas adicionais a Portugal relativas a 2016.

“A mim não me surpreenderia nada que no dia 20, depois disto tudo, chegássemos àquilo que já muito boa gente tinha admitido como provável, que é: por uma questão de princípio, há sanção, por uma questão de substância, a sanção é zero, ou praticamente zero”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, à margem de uma iniciativa no Museu dos Coches, em Lisboa.

O Chefe de Estado referiu que desde o início lhe pareceu “uma evidência” que a União Europeia, no actual contexto, “podia perfeitamente ir para uma situação de género salomónica – como Salomão, que dividiu a criança em dois – que é: aplicar uma sanção, e a sanção ser de zero”.

“Não estou preocupado neste sentido: quando ouço responsáveis da Comissão falarem na hipótese de uma sanção zero, é porque não é uma ideia absurda assim que pode acontecer”, reforçou.

O chefe de Estado chegou atrasado a esta iniciativa no Museu dos Coches, depois de ter estado com o primeiro-ministro, António Costa, que ficou mais tempo no Palácio de Belém, na sequência de uma reunião do Conselho Superior de Defesa Nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • paulo
    13 jul, 2016 vfx 09:22
    Esta UE já cheira mal....bem fez o Reino Unido em sair dela.

Destaques V+