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Governo deu “luz verde” a solução para lesados do BES

11 ago, 2016 - 15:38

O presidente da associação de lesados admite que é complexo o processo de constituição de um fundo de indemnizações e que ainda haverá muitas reuniões, mas mostra-se confiante: “Já não há volta atrás”.

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Lesados do BES. Governo deu “luz verde” para a solução, aguardada desde Maio
Lesados do BES. Governo deu “luz verde” para a solução, aguardada desde Maio

O presidente da associação dos clientes lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) disse esta quinta-feira que o Governo deu “luz verde” à solução que permitirá devolver parte do dinheiro perdido por aqueles clientes.

Ricardo Ângelo deu esta informação aos jornalistas após uma reunião em Lisboa entre representantes da associação, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), do Banco de Portugal e do Governo (o advogado Diogo Lacerda Machado e Nuno Martins, pelo Ministério das Finanças).

Durante a reunião, que começou às 10h e terminou pelas 12h30, cerca de 40 clientes lesados que compraram papel comercial aos balcões do BES, poucos meses antes da queda do banco e do grupo, em Agosto de 2014, concentraram-se junto às instalações do Banco de Portugal, aguardando o desfecho do encontro.

No final, estes clientes manifestaram-se satisfeitos com o aval do Governo ao mecanismo que os compensará parcialmente das perdas sofridas, mas cautelosos, uma vez que a materialização da solução ainda será demorada.

O presidente da associação admitiu que é complexo o processo de constituição de um fundo de indemnizações e que ainda haverá muitas reuniões, mas mostrou-se confiante: “Já não há volta atrás”.

Cerca de 2.000 clientes de retalho reclamam os 432 milhões de euros que investiram em papel comercial das empresas Espírito Santo International e Rioforte, do GES, vendidos aos balcões do BES meses antes da falência do grupo.

A solução para estes clientes lesados começou a ser trabalhada em Março, com a criação de um grupo de trabalho, depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter chamado a si este processo, considerando que a resolução deste problema é fundamental para a estabilidade do sistema financeiro.

Comentários
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  • joao leitao
    15 set, 2016 09:29
    Ao pé de tudo isto a D. Branca era uma Santa. Com tantos Satanazis, o Socrates é um Santo. Vamos pedir a beatizacao destes dois beneméritos.
  • joao almeida
    12 ago, 2016 portugal 11:24
    muito bonito ..mas o mais importante não foi dito porque o desgoverno não sabe responder----QUEM VAI PAGAR ISTO TUDO....pois mas os médias não ligaram muito a este pormenor do acordo
  • Rui
    11 ago, 2016 Sacavém 20:20
    E os pequenos accionistas agarram-se a quê?????? Totalmente indesculpável - para além da administração e direcções do BES - o Banco de Portugal e a CMVM e os governantes responsáveis pelo sector financeiro! A CMVM até se dá ao "luxo" de responder à questão do apuramento das menos-valias que as acções podem ser vendidas! A quem ??? Aos próprios ou arranjar artimanhas??? Uma vergonha que só vem confirmar o estado caótico e cpntraditório deste pobre País!
  • JP
    11 ago, 2016 Lisboa 18:12
    Não há almoços grátis, sendo assim... pelo que se sabe quem "cobrirá" a indeminização será o fundo de resolução, fundo este “financiado” pelo sector bancário, que por sua vez “passará a factura” aos seus depositantes. Uma vez mais paga o justo pelo pecador, ou seja, uma vez mais serão os que nada fizeram que pagarão os erros dos gestores e administradores bancários e a maioria dos gananciosos dos depositantes que foram na cantiga do lucro fácil. Por mim dispenso. Este Governo fez asneira em aceitar pagar tal factura… estou farto! Nas próximas eleições não me irei esquecer disto… tal como não me esqueci das asneiras do anterior.
  • Fernando Gomes
    11 ago, 2016 Lisboa 18:05
    E os lesados do ULTRAMAR.NEM A CENSURA DEIXA PASSAR . QUIEXA-SE DA PIDE, NAS FAZEM O MESMO
  • VIMO
    11 ago, 2016 Santarem 18:03
    Caro PETERVLG por favor tire essa venda dos olhos, não se queira enganar a si próprio. É certo que alguns investidores sabiam o que estavam a comprar, mas a esmagadora maioria dos clientes BES foram pura e simplesmente enganados pelos gerentes e gestores de conta. As pessoas foram aliciadas, seduzidas e até pressionadas a fazerem aplicações no papel comercial. Na altura era negociado com sendo uma aplicação sem qualquer risco, com capital e juro garantido e acima de tudo era uma aplicação com a marca BES!
  • Mafurra
    11 ago, 2016 Lisboa 17:31
    Mais um problema originado no tempo da Caranguejola e que a Geringonça é que teve que resolver...
  • Petervlg
    11 ago, 2016 Trofa 17:08
    Toda a gente que investiu no BES, sabia o que era papel comercial, de um momento para outro deixaram de saber. Compraram papel do BES, perderam, ficaram sem ele, acabou. O estado nunca deveria se meter
  • AM
    11 ago, 2016 MG 16:33
    SIC _ A solução para estes clientes lesados começou a ser trabalhada em Março, com a criação de um grupo de trabalho, depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter chamado a si este processo. Vou acreditar ou será que o amigo AC tem também investimentos em papel comercial do grupo BES!
  • Lesado BPP
    11 ago, 2016 PDL 16:31
    Pois é, se fosse o Passos, Portas, Albuquerque e Cristas a estar no poder neste momento, podiam tirar o cavalinho da chuva. O mesmo se passou quando foi do BPP, eles PSD's e CD's, só sabiam dizer, vão para tribunal e foi o tal que meteram na prisão de Elvas que resolveu o problema.

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