Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​PS admite crescimento "bastante aquém" do esperado

31 ago, 2016 - 16:06

João Galamba afirma que "o actual Governo está a tentar tirar a economia da estagnação que foi deixada pelo governo anterior, de Maria Luís Albuquerque, de Passos Coelho e de Assunção Cristas".

A+ / A-

O PS considera que os números do crescimento no segundo trimestre estão ainda "bastante aquém" do esperado, mas rejeita a afirmação do PSD que acusou o Governo de estar a levar a economia para a estagnação.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu esta quarta-feira em alta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre do ano, para um aumento de 0,9% em termos homólogos e de 0,3% em cadeia (mais 0,1 pontos percentuais em cada caso).

Nas habituais reacções dos partidos políticos, Maria Luís Albuquerque, deputada do PSD e ex-ministra das Finanças do governo de Pedro Passos Coelho, acusou o Executivo socialista de António Costa de estar a conduzir a economia para a estagnação, uma afirmação que o deputado do PS João Galamba rejeita.

Em declarações à Lusa, o parlamentar reconhece que os dados hoje publicados pelo INE revelam que "o crescimento ainda fica bastante aquém do que é desejado pelo PS e pelo Governo", mas olha para o estado da economia em 2015 para sustentar que as acusações do PSD são infundamentadas.

"Este é o melhor trimestre desde o segundo trimestre de 2015 e o crescimento deste trimestre foi de cerca de o triplo do [registado no] terceiro trimestre de 2015 quando se iniciou a estagnação da economia portuguesa", disse.

Segundo a entidade estatística, no segundo trimestre do ano passado, a economia portuguesa cresceu 0,4% em cadeia e 1,5 em termos homólogos e, no terceiro trimestre de 2015, o PIB aumentou 0,1% em cadeia e 1,4% face ao mesmo trimestre do ano anterior.

Assim, João Galamba defende que, "embora os resultados fiquem aquém do desejado pelo PS, a afirmação do PSD não tem qualquer fundamento" e diz ainda que "o que está a acontecer é o actual Governo a tentar tirar a economia da estagnação que foi deixada pelo governo anterior, de Maria Luís Albuquerque, de Passos Coelho e de Assunção Cristas".

Para o deputado do PS, a estagnação económica de que o PSD agora fala "vem de trás" e "o máximo de que este Governo pode ser acusado é de ainda não ter conseguido retirar a economia da estagnação que foi deixada pelo governo anterior".

João Galamba destaca ainda os "sinais positivos da actividade económica", referindo o emprego, as vendas a retalho, dados do sector da construção e a confiança dos consumidores e considerando que estes indicadores "indiciam uma aceleração adicional para o PIB no terceiro trimestre".

O Governo prevê que a economia portuguesa cresça 1,8% este ano, uma projeção mais optimista que a do Banco de Portugal (1,3%), do Fundo Monetário Internacional (1,4%) e da Comissão Europeia (1,5%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    15 set, 2016 Évora 17:48
    Quem tem um Galamba tem tudo! Este Galamba faz lembrar aqueles adeptos fanáticos de clubes de futebol, que mesmo que o seu clube jogue mal e perca, a culpa é sempre dos árbitros. Neste caso, a culpa é do Brexit, de Angola, da Guiné, do Botswana, do Bangladesh, etc.etc. Das políticas despesistas deste governo é que não. O Governo tem feito tudo bem feito. A culpa é sempre dos outros. Estamos na bancarrota não demora 6 meses. Depois escondem-se todos, como fizeram em 2011 e o Zé vai novamente pagar com "palmo de língua fora". Desta vez vai ser pior.
  • João Lopes
    06 set, 2016 Viseu 11:27
    Para João Galamba, outro malabarista da geringonça, o anterior governo do PSD/CDS é o responsável por todo o mal que existe no País (por isso até ganhou as eleições que o PS perdeu)...mas o governo do PS (Só-crates) que criou a austeridade em 2010 e deixou o País sem dinheiro para pagar aos funcionários públicos nem uma palavra: irresponsabilidade, mentira, sofisma; os marxistas não olham a meios para atingir os fins…
  • ANTONIO GAGO
    31 ago, 2016 AVEIRO 19:47
    Este tipo é um labrego
  • Filipe Cunha
    31 ago, 2016 Nazaré 19:38
    "Do desejado" disse o Galamba . Do desejado!
  • António Pais
    31 ago, 2016 Lisboa 18:30
    Dia histórico... o Incendiário do PS a ser modesto, algo está para acontecer.
  • Luque
    31 ago, 2016 Viseu 18:20
    O galamba calado é um poeta!!!! Só diz bacoradas, mente com todos os dentes!!!!!
  • leonardo
    31 ago, 2016 Massamá 18:11
    o Galamba crescimento económico a tributares as vistas e o sol e a enviares as contas bancárias da malta para as mãos e a cabeça dos funcionários do fisco, nem penses Ah e já agora não te esqueças da lei que obriga a instalação de escutas e camaras de vídeo em casa da malta toda, depois chama-lhe PIDE estás à vontade, agora este partido de que fazes parte está longe do PS que sempre reconheci ......o teu partido está bloqueado...............
  • Jota
    31 ago, 2016 Santarém 17:21
    vamos todos a falência por culpa destes governantes xuxalistas.
  • LOLITA
    31 ago, 2016 Póvoa de Varzim 17:16
    este é o verdadeiro palhaço do PS

Destaques V+