Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​António Costa confiante em défice abaixo dos 2,5%

03 set, 2016 - 14:06

Apesar das dúvidas da direita, primeiro-ministro baseia-se na "enorme melhoria" registada no primeiro semestre e nos "vários meses" ainda pela frente.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou-se hoje confiante que o défice orçamental ficará este ano "abaixo dos 2,5%", tendo por base a "enorme melhoria" registada no primeiro semestre e os "vários meses" ainda pela frente.

"Temos dados permanentes da execução orçamental e o que demonstram é que estão em linha com aquilo que tínhamos projectado. Portanto estamos confiantes que [o défice] não só ficará claramente abaixo dos 3%, como ficaremos abaixo dos 2,5% que nos fixou a União Europeia", afirmou Costa, à margem de uma visita à comitiva de empresas portuguesas que, de sábado a terça-feira, participam na feira de calçado MICAM em Milão, Itália.

Na nota da execução orçamental até Julho, a que a agência Lusa teve acesso na sexta-feira, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) estima que, no primeiro semestre deste ano, o défice orçamental se tenha situado nos 2,7% do PIB [Produto Interno Bruto], em contas nacionais, uma "melhoria face ao período homólogo", mas alerta para "pressões orçamentais" no segundo trimestre.

A UTAO estima que o défice das administrações públicas em contabilidade nacional (a que conta para Bruxelas) "se tenha situado entre 2,2% e 3,2%" do PIB até Junho.

Confirmando-se a projecção agora avançada pelos técnicos independentes que apoiam o parlamento, entre Janeiro e Junho deste ano "o défice deverá ter registado uma redução de 1,9 pontos percentuais do PIB face a idêntico período do ano anterior", depois de ter diminuído 2,3 pontos percentuais em termos homólogos nos primeiros três meses do ano.

Segundo António Costa, a nota da UTAO reconhece "que houve uma enorme melhoria" entre o primeiro semestre de 2015 e os primeiros seis meses deste ano, apontando "aquilo que é óbvio": "Que há um segundo semestre ainda por percorrer e temos vários meses pela frente".

"A recomendação da UTAO é a que qualquer médico dará a todos nós: 'Não abuse dos doces, senão isso fará mal à sua saúde'. A UTAO diz que correu bem o primeiro semestre e que é preciso que corra bem o segundo semestre para chegarmos ao final do ano no ponto em que queremos. E vamos chegar", sustentou, baseando esta convicção numa "questão de confiança e de conforto".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    04 set, 2016 Lisboa 11:04
    O Traste de Massamá acusa o Costa de estar a utilizar as mesma politicas que ele utilizou e que são impostas pela UE (austeridade). Sendo assim Costa está a conseguir reduzir o deficite para valores nunca conseguidos ao mesmo tempo que devolve o muito que foi roubado pelo Traste de Massamá à maioria dos Portugueses. Conclusão: o Traste de Massamá não acertou uma e foi um desastre completo. Qual a razão porque continua a dizer imbecilidades e a prever idiotices? Porque quer novamente tacho. Só pode. É melhor esperar sentado.
  • Carlos Costa
    03 set, 2016 Santarem 22:03
    Se houver dificuldades financeiras, é só aumentar a exportação de vacas voadoras!!!!
  • Carlos Brandao
    03 set, 2016 Barreiro 15:29
    Ou le monsieur se ment à lui mème , ou le Mr se moque du monde. L'équilibre du déficite publique voulu par lr Traité de Lisbonne a pour objectif d'éviter le surendettement des états membres de la zone Euro , et lorsqu'on parle de endettement , on parle de dette publique . De combien a augmenté la dette publique du Portugal depuis que le Mr est PM du Portugal ? Le problème est là ! vous utilisez d'autre véhicule comptable pour ne pas passer par la case déficite publique . C'est tout ce que voulait le Holding Finances&Technologie by Vernet/Brandao , que le gouvernement de gauche démontre à l'Europe et au Monde comment le Portugal a fait pour atteindre la case banqueroute , vivre au-dessus de ses capacités financière en masquant les dettes jusqu'à devoir demander une assistance financière. En invitant le Portugal à entrer dans le monde restreint des états industriellements puissants , l'Europe a fait preuve d'une grande générosité , maintenant que le Portugal n'ait pas su saisir sa chance pour construir 1 état harmonieux en prèférant dilapider son capital , n'est plus de la responsabilité européènne, et de voir la gauche portuguaise insister dans l'erreur mathématique , nous soulage bien la conscience , comme dirait Strauss Khan. Maintenant , d'etre critiquer par des partis politiques qui ont pris pour éxemple l'URSS de Staline , ou l'Albanie comuniste , ou la Corée du Nord et jamais la CE ne peut que Nous réconforter , tout en sachant que vous ne cherchez qu'à tout dilapider
  • artur carvalho
    03 set, 2016 Lx 15:04
    Este Costa é um vendedor da banha da cobra e um pantomineiro político que apenas tem uma agenda pessoal que não se coaduna com a agenda de progresso do país.Um triste e um aventureiro que prejudica o país. Faz lembrar a mãe que vai ver o filho no juramento e que desabafa que o filho é o único que marcha bem e que todos os outros marcham todos mal... Portugal está à beira do estouro mas este pantomineiro travestido de 1^Ministro entende que tudo marcha bem neste sítio emq ue se tornou Portugal...

Destaques V+