07 out, 2016 - 18:38 • Ana Carrilho
Os hotéis de Lisboa esperam uma taxa de ocupação na ordem dos 85% para os dias em que a capital recebe a Web Summit, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo, revela um inquérito realizado na segunda quinzena de Setembro junto dos associados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).
O preço médio por quarto na semana de 7 a 10 de Novembro, os dias da Web Summit, ronda os 163 euros, revela o inquérito. Na área metropolitana, tanto a ocupação como os preços são ligeiramente mais baixos.
Segundo os hoteleiros inquiridos, 57% das suas reservas para essa altura são de participantes na Web Summit. França, Reino Unido, Portugal e Espanha são os principais mercados das reservas.
Mais de 80% dos inquiridos dizem que não tem qualquer acordo ou parceria com a organização, que também não tem sido a responsável pelas reservas de hotel.
O inquérito da AHP revela que as perspectivas do sector face ao evento são muito mais favoráveis do que as expressas em Junho, quando 40% dos inquiridos responderam que não tinham reservas para esse período e que a Web Summit ainda era uma incógnita para a hotelaria.
Agora, há uma larga maioria que pensa que uma das maiores cimeiras mundiais de tecnologia, que deverá trazer a Lisboa mais de 50 mil participantes, vai ter um impacto positivo tanto na taxa de ocupação como nos preços, ultrapassando largamente os valores do mesmo período do ano passado.