Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Parceria Renascença/VER

Quanto vale uma conta bancária?

11 out, 2016 - 16:50 • Mária Pombo

Para a maioria, uma conta no banco valerá muito pouco ou nada, visto que é um direito mais do que adquirido. Mas para mais de dois mil milhões de pessoas que não têm acesso ao sistema financeiro, pode significar muito.

A+ / A-

O Banco Mundial e um conjunto de diversas outras organizações têm vindo a desenvolver e a apoiar diversas iniciativas que visam tornar o sistema financeiro mais inclusivo. Permitir que, até 2020, todos os adultos consigam ter a sua própria conta bancária, movimentando-a livremente, é o principal objectivo deste esforço conjunto. Mas não será fácil alcançá-lo. No mundo, 38%b das pessoas não têm uma conta no banco.

As mulheres que vivem nos países em desenvolvimento têm, como sabemos, maiores dificuldades – do que os homens e também do que as suas pares que vivem nos países desenvolvidos – em aceder à educação, à saúde, ao trabalho e a um conjunto de outras “regalias” que consideramos básicas e essenciais para a dignidade de qualquer ser humano. O acesso a uma conta bancária é uma delas, apesar de, à partida – e só mesmo à partida – parecer um tema de menor importância, pelo menos para este segmento populacional que sofre de um conjunto de discriminações (ainda) mais graves.

Leia mais no portal VER.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    12 out, 2016 Santarém 23:04
    Pois atualmente talvez muitos estejam a ponderar se deverão ou não ter conta no Banco é que o risco parece ser cada vez maior e se os salários e reformas não passassem por lá certamente haveria já muito menos contas bancárias, se a alguns anos atrás os Bancos eram considerados instituições credíveis hoje existem muitas incertezas quanto à sua credibilidade.
  • ADISAN
    12 out, 2016 Mealhada 10:17
    A verdade é que, para muita gente, ter uma conta no banco pode ser um risco e uma dor de cabeça. É bom não esquecer os problemas que têm tido os que tinham contas no BES, no BPN, no BPP, no BANIF, etc.. Enquanto os administradores destes Bancos não forem obrigados a repor o que roubam e entregam a amigos, é sempre um risco ter dinheiro no banco, principalmente para as pequenas economias. O que o Banco Mundial deve fazer urgentemente, é providenciar no sentido de que os pequenos economizadores possam ter confiança nas instituições e que possamos confiar de que casos, como os citados atrás, não voltem a acontecer!

Destaques V+