Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Cristas diz que há duas versões do Orçamento

31 out, 2016 - 22:33

Líder do CDS e acusa Governo de opacidade.

A+ / A-

A líder do CDS-PP afirmou hoje que os mapas do Orçamento do Estado (OE) para 2017 que estavam em falta evidenciam que "há duas versões" do documento, acusando o Governo de "lançar um manto de opacidade" em relação às opções.

Depois de uma reunião com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), Assunção Cristas foi questionada sobre os mapas que estavam em falta relativos ao OE 2017 - e que entretanto já foram enviados pelo Governo para o parlamento depois dos pedidos do CDS-PP e do PSD - considerando que "há uma versão um do orçamento e uma versão dois".

“Estamos perante duas versões do orçamento e é lamentável que não tenha sido apresentado todo, veridicamente e tal qual como vai ser discutido e eventualmente aprovado no parlamento, na sua versão final", criticou, acusando o Governo de não ser "amigo da transparência", de "ocultar aquilo que são as próprias medidas e lançar um manto de opacidade em relação àquilo que são as suas opções".

De acordo com a líder do CDS-PP, ficou-se "mais de uma semana à espera da versão real do orçamento" para se poder "comparar com o que está executado aquilo que realmente vai ser o aumento ou a redução das verbas afectas às várias áreas de política".

"Posso dizer-vos por exemplo que em matéria de educação nós ouvimos falar, na versão um do orçamento, de um aumento de verba na ordem dos 180 milhões de euros e agora verificamos que há um corte na ordem dos 170 milhões de euros. Também na saúde vemos desvios muito grandes", vincou.

Ainda a propósito dos mapas, Cristas reiterou uma preocupação que no sábado a vice-presidente do partido Cecília Meireles já tinha avançado em relação à receita.

"Boa parte da receita que vai sustentar as despesas que estão assumidas no orçamento e que estão assumidas para o futuro com regularidade, passarão a ser despesas fixas, estão para o próximo ano acomodadas em receita que é absolutamente excepcional, que vão apenas acontecer em 2017", reiterou.

Em concreto sobre a reunião com a CIP, Cristas recordou que "o CDS, à semelhança daquilo que já fez para este ano, pediu reuniões a todos os parceiros sociais", encontros que entre hoje e quarta-feira serão feitos na generalidade, com o objectivo de "ouvir os parceiros quanto à adequação e à bondade deste orçamento para aquilo que são os desafios do país".

"Aquilo que pudemos ouvir da CIP vai muito ao encontro também das preocupações do CDS. O que verificamos foi uma ausência de medidas que possam ajudar a relançar o crescimento económico na versão de investimento e também das exportações", criticou.

A líder centrista reforçou que há "uma falta grave de medidas que ajudem a puxar pelo investimento e pelas exportações".

"O CDS já apresentou propostas que vai depois discutir na especialidade do orçamento para ajudar a promover o investimento, nomeadamente o nosso crédito fiscal para o investimento", disse ainda.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Julio Tavares
    01 nov, 2016 Porto 23:06
    Assunção Cristas já vê dois "orçamentos". O que ela quer dizer é que precisa de ir ao oftalmologista pois está a ver mal - precisa de mudar de lentes. Que vá depressa pois a visão dela está mesmo a precisar de ajuda - da maneira que fala é mesmo urgente que vá, pois o Nuno Melo está só à espera que ela se espalhe para lhe tirar o lugar. Assunção Cristas espera para ver se o que te digo bate certo - os amigos que tens no Partido são os teus grandes inimigos que te vão atirar para o ridículo. Assunção Cristas é caso para te dizer - quem te avisa amigo é.
  • Costa Pantomineiro
    01 nov, 2016 Lx 18:11
    O Costa é um malabarista, um vendedor da banha da cobra, um especialista em demagogia e em truques.E assim vai este país sem rumo e sem estaratégia com o derrotado Costa que apenas se quer manter no poder e o país que se dane...
  • Luis Santos
    01 nov, 2016 Almada 13:40
    Só 2 versões? Eu acho que está enganada Cristas! Há pelo menos 5 versões. Já no vosso reinado havia sempre 3 versões. A vossa, a do PSD., e uma terceira que era o resultado das duas e era a que ficava com os ajustes de Bruxelas, do TC, e ás vezes do Cavaco. É natural que agora haja pelo menos 5 versões não?

Destaques V+