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Deco quer sentar VW, Seat e SIVA no banco dos réus

02 nov, 2016 - 09:08

Teste comprova a ineficácia da intervenção nos carros afectados, pois as emissões acima dos valores permitidos não foram corrigidas.

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A Deco avançou com uma acção judicial, junto do Tribunal de Lisboa, contra a Volkswagen espanhola, a SIVA e a Seat.

“Depois de tentarmos o diálogo, consideramos que se esgotou o tempo razoável de espera para os consumidores portugueses”, justifica o comunicado.

Um ano depois do escândalo das emissões poluentes, a associação de defesa do consumidor garante que cerca de 50 mil carros continuam à espera da intervenção técnica que, alegadamente, servirá para corrigir o problema.

Segundo o comunicado, a SIVA reconhece que não faz ideia de quanto tempo mais vai precisar para corrigir o problema em Portugal.

Além disso, um estudo feito em Itália mostra que, depois de intervencionados, os carros poluem mais.

A Deco refere que já questionou directamente o Governo. Ao Ministério do Ambiente foi colocada a “questão do excesso de emissões decorrente da fraude, a necessidade de investigar a sua dimensão, impacto e definição de posteriores medidas sancionatória”.

Também foi interpelado o Ministério da Economia sobre a eficácia do grupo de trabalho (cuja integração foi negada) e o estádio da realização das tarefas anunciadas no relatório preliminar.

Nos Estados Unidos, o construtor alemão prepara-se para pagar cerca de 14 mil milhões de dólares em compensações. Desses, 10 mil milhões serão para a indemnização directa dos proprietários afectados, enquanto, na Europa, a Volkswagen continua a negar o pagamento de qualquer verba.

Várias marcas automóveis ficaram sob suspeita após o escândalo da Volkswagen, que rebentou a 18 de Setembro do ano passado, quando se percebeu que a construtora alemã instalara um kit fraudulento de emissões poluentes nos motores EA 189, usado em modelos a gasóleo da VW e da Audi, que ocultavam os valores reais de poluição gerados por esses motores.

A Volkswagen assumiu ter colocado um software em 11 milhões de automóveis a nível mundial, dos quais 8,5 milhões na Europa.

Já este ano, foi revelado que a francesa Renault apresentava modelos que não cumpriam as regras de emissões, embora não tenha havido uma manipulação intencional. A marca vai chamar 15 mil carros às oficinas.

A Comissão Europeia prometeu endurecer as regras contra a indústria automóvel por causa da emissão de poluentes.

Comentários
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  • Alba
    02 nov, 2016 Setúbal 11:49
    Curioso que na terra do capitalismo selvagem os consumidores estão mais protegidos que na Europa tão ciosa do social e dos direitos. Curioso os srs. alemães tão cumpridores e exigentes no cumprimento de regras, herrSchauble und frau Merkel... zig heil.
  • AM
    02 nov, 2016 Lisboa 11:33
    Já me queixei disso á minha médica, e disse-me que não é do catalizador, nem do tubo de escape. É só abrir o cano... É diesel? Use oleo de fritar!
  • Lesado
    02 nov, 2016 Lisboa 11:30
    Apesar de ser utilizador de veículos VW, há cerca de três décadas, infelizmente, terei de concordar que, nos últimos anos, se assiste que determinadas entidades não respeitam os direitos dos cidadãos e assumem uma posição "prepotente" de nem tão pouco de sentirem na obrigação de responder aos seus clientes (no meu caso pessoal, para além, da situação das emissões poluentes, o veículo que conduzia, "apagou-se" em plena marcha: estranho, mesmo para quem entenda de mecatrónica...e sem qualquer explicação e/ou assunção de responsabilidade pelo sucedido)...
  • Joao
    02 nov, 2016 Lisboa 11:21
    "Nos Estados Unidos, o construtor alemão prepara-se para pagar cerca de 14 mil milhões de dólares em compensações(...).serão para a indemnização directa dos proprietários afectados" Que sentido faz isto se o afetado é o ambiente ?
  • ze
    02 nov, 2016 lisboa 10:47
    hehe... Na Europa é só mafias!!! Nos States pagam indeminizações por cá ficam a xuxar no dedo... xuxa xuxa...
  • Jorge Silva
    02 nov, 2016 Vila Nova de Gaia 10:45
    Até que enfim que alguém faz alguma coisa sobre estes "poderosos". Tive uma SEAT com problemas no motor desde que comprei em 2001. Após várias reclamações e cartas, numa se responsabilizaram pela deficiência no motor. Acabei por enviar para a sucata e receber 100 euros pelo carro! Força DECO!
  • GURU
    02 nov, 2016 Lisboa 10:36
    Tenho um 2.0 tdi à espera de ser chamado á meses! Ainda criticam os portugueses de incompetência...parece que os alemães são muito piores! O engraçado é que o mesmo estudo Italiano refere que nem são os carros do grupo VW, Audi, Seat, Skoda que são os mais poluentes em termos de NOX...Segundo os testes efectuados a lista é liderada pela Renault/Dacia, depois pela Opel/Chevrolet , depois pela Hyundai e só a seguir vem o grupo VW.
  • José Santos
    02 nov, 2016 Porto 10:16
    Qualidade Alemã.

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