Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Governo prevê recapitalização da Caixa concluída até Março de 2017

22 nov, 2016 - 16:19

Governo recebeu "luz verde" de Bruxelas para a recapitalização da Caixa em Agosto de 2015.

A+ / A-

O processo de recapitalização da CGD vai estar concluído no primeiro trimestre do próximo ano, anunciou esta terça-feira o secretário de Estado adjunto do Tesouro e Finanças, Ricardo Mourinho Félix.

A segunda e última fase do processo de recapitalização do banco público integra a apresentação das contas do exercício de 2016, incluindo as imparidades apuradas, explicou o governante numa conferência em Lisboa de instituições de crédito especializado.

A segunda fase inclui também uma operação de emissão de dívida subordinada e a injecção de fundos públicos até ao limite de 2.700 milhões de euros.

A primeira fase da recapitalização da CGD consiste num aumento de capital em 2016, através da conversão de dívida em acções (instrumentos híbridos chamados CoCos) e pela transformação da participação do Estado na Parcaixa, a holding criada em 2012 pela CGD e pela Parpública e que, com a recapitalização, vai passar para as mãos do banco público.

Foi a 24 de Agosto passado que a Comissão Europeia anunciou ter acordado com o Governo português a recapitalização do banco "em condições de mercado".

A Caixa Geral de Depósitos teve prejuízos de 189,3 milhões de euros nos primeiros noves meses deste ano, contra um lucro de 3,4 milhões de euros no mesmo período de 2015.

O Presidente da República considerou esta terça-feira urgente a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, mas ressalvou que "faz parte da lógica das coisas" fechar contas deste ano em Março de 2017 "para depois “avançar com a reestruturação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • COSTA PANTOMINEIRO
    22 nov, 2016 Lx 22:06
    É de rir e de chorar este processo de recapitalização da CGD. Era em 2016 e agora passa para 2017...Enfim, as habilidades costumeiras do pantomineiro Costa e seu Ministro das Finanças que não tem vergonha e continua a ludibriar os portugueses com o acordo feito com os administradores da CGD e com a fuga ás suas responsabilidades empurrando a responsabilidade para o Tribunal Constitucional...Uns alegados republicanos sem ética estes socialistas demagogos, pantomineiros e encantadores de serpentes. O dinheiro que tinha na CGD está já a salvo destes esquerdelhos demagogos e impostores cheios de truques e de artimanhas.

Destaques V+