Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mais de 50% dos vistos gold estão a escapar a Portugal, alerta sindicato

24 nov, 2016 - 19:20

Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras considera que a falta de funcionários e a demora de respostas do SEF estão a prejudicar este tipo de negócios importantes para o país.

A+ / A-

Mais de 50% dos vistos Gold estarão a escapar a Portugal e a sair para outros países, disse à Renascença a presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF).

Manuela Niza Ribeiro considera que a falta de funcionários e a demora de respostas do SEF estão a prejudicar este tipo de negócios importantes para o país.

“Ao invés de irem para Portugal, estão a sair de Portugal para outros países onde o processo é mais rápido: Espanha, França, Irlanda e Chipre tem agora um programa também bastante atraente para investimento externo. Sobretudo, no terceiro trimestre, mas é uma tendência que se vem a verificar desde o final do ano passado”, explica a sindicalista.

O SINSEF denuncia também o aumento de protestos dos imigrantes em frente ao SEF, pessoas que ficam com a vida em suspenso porque não vêem a sua situação documental resolvida.

“Têm as suas vidas suspensas e não têm resposta por parte da administração por impossibilidade de atendimento a todos os pedidos e conseguir dar resposta em tempo útil”, diz Manuela Niza Ribeiro.

Para a dirigente sindical, esta situação acontece porque “o SEF está a perder quadros às dezenas para outros organismos, não consegue fixar o seu pessoal, não consegue atrair novos candidatos”.

Manuela Niza Ribeiro dá um exemplo: “Imagine o que era para um de nós ter o seu cartão do cidadão daqui a seis meses. É uma situação que precisa de uma resposta muito muito bem estruturada”.

Os trabalhadores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras aguardam ser chamados para as prometidas reuniões com a direcção do SEF, caso contrário têm formas de protesto já delineadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Santos
    25 nov, 2016 Lisboa 19:34
    Mas esta senhora sabe qual é a diferença entre um cartão do cidadão de um PORTUGUÊS e uma autorização de residência para um ESTRANGEIRO? Ainda bem que demora tempo! É sinal de que estão a fazer o seu trabalho!
  • Manuel Duarte
    25 nov, 2016 Leiria 17:19
    Imcompatibilidade e incompetência nesta função pública, dá a impressão que são reclusos obrigados a trabalhar.
  • Helder Mata
    24 nov, 2016 Tamel S.Verissimo Barcelos 23:49
    Não fazem falta nenhuma é só lavagem de dinheiro porque ninguem quer saber a proveniência e como a maioria dos tugas têm a mentalidade de PARASITAS que é só meter dinheiro ao bolso ...e já temos exemplos desses só que ninguém vai preso

Destaques V+