Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Esquerda agrava adicional ao IMI para património elevado

18 nov, 2016 - 21:16

Medida para imóveis superiores a 600 mil euros deixa de fora todos os imóveis que estejam afectos à actividade económica, excepto "offshores".

A+ / A-

Os partidos de esquerda chegaram a acordo sobre os valores da nova sobretaxa adicional do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de contribuintes com património elevado. Os valores são mais elevados do que os anunciados anteriormente.

O vice-presidente da bancada do PS, João Paulo Correia, explicou em conferência de imprensa que a sobretaxa vai ter três níveis.

“Haverá uma taxa de 0,7% para os imóveis com valor patrimonial tributário entre os 600 mil euros e um milhão de euros. Para os imóveis acima de um milhão de euros, uma taxa de 1%”, disse o deputado socialista.

De acordo com João Paulo Correia, “a base de incidência exclui todos os imóveis que estejam afectos à actividade económica, excepto os imóveis detidos por ‘offshores’”.

Estes casos de imóveis de empresas registadas em paraísos fiscais “terão uma taxa especial de 7,5% sobre o valor que exceda os 600 mil euros”, sublinhou o vice-presidente da bancada do PS.

Os valores agora anunciados são superiores à taxa única de 0,3% para imóveis com valor patrimonial tributável superior a 600 mil euros, avançada inicialmente pelo Governo.

Os socialistas e as bancadas à esquerda chegaram também a acordo para a apresentação de uma autorização para contratação de dívida por parte do Governo no valor de 2,7 mil milhões de euros para capitalizar a Caixa Geral de Depósitos (CGD), no próximo ano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MENTIRAS ESQUERDELHO
    19 nov, 2016 Lx 18:59
    Mais uma mentira da esquerda radical.Esse património já era tributado acima de 1 milhão no tempo do anterior governo e as off shores que eram titulares de imóveis pagavam já 7,5 por cento de IMI....Mas a mentira e a propaganda não confundem os portugueses. Por outro lado quem tinha partrimónio em offf shores depressa fez uma sociedade anónima e passou para lá o património pagando o IMT e o imposto de selo e agora a esquerdalha agarra-se ás mentiras e à propaganda da banha da cobra em que são peritos. Basta comparar as leis orçamentais para ver as mentiras dos esquerdelhos do caviar.
  • AM
    19 nov, 2016 Lisboa 18:28
    e a minha carroça que tem as rodas em ouro, também paga isso?
  • Nazaré
    19 nov, 2016 Porto 13:53
    Só imóveis? E os automóveis caríssimos que inexplicavelmente vemos cada vez mais pelas nossas estradas? Também esses deveriam estar sujeitos a taxas especificas.

Destaques V+