Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Passos Coelho: Se Costa não explicar saídas na Caixa será "desrespeito para com os portugueses"

28 nov, 2016 - 23:41

"Mas o primeiro-ministro acha que pode não dar uma explicação a Portugal e aos portugueses sobre o que se está a passar no maior banco público?", pergunta o líder do PSD.

A+ / A-

O primeiro-ministro tem que explicar as razões da demissão da administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ou estará a faltar ao respeito aos portugueses, desafia o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

"Mas o primeiro-ministro acha que pode não dar uma explicação a Portugal e aos portugueses sobre o que se está a passar no maior banco público?", questionou o presidente social-democrata, numa intervenção no encerramento das "Jornadas Consolidação, Crescimento e Coesão", organizadas pelo partido a propósito do Orçamento do Estado para 2017.

Falando num hotel em Lisboa, Passos Coelho sublinhou que, por mais que custe a António Costa, ele deve essa explicação.

Caso insista em não a dar, "então já não se trata de uma questão nem de sobranceria, nem de uma questão de estilo, nem de habilidade, trata-se de puro desrespeito para com os portugueses".

“Se não havia nenhum problema em apresentar as declarações de património e rendimento – que já apresentaram -, demitiram-se porquê? Não acham que o país merece uma explicação sobre isso? Não acham que o Governo e a administração da Caixa não podem andar a brincar com coisas sérias?”, criticou Pedro Passos Coelho.

Passos Coelho, que foi primeiro-ministro entre 2011 e 2015, não admite que se acuse o PSD de ter responsabilidades no processo da Caixa Geral da Depósitos.

"Falta de vergonha" no Orçamento

O líder social-democrata também não aceita a acusação do primeiro-ministro, que disse que era ele o responsável pela queda do BES.

Passos Coelho devolve a acusação, dizendo que o seu partido não se mete com os "detentores do capital dos bancos privados, como faz o PS”.

“Os bancos que tomaram decisões erradas têm accionistas que pagam pelas decisões erradas que tomaram. É assim mesmo.”

“Eleitoralista”, “demagógico” e “pouco transparente” foram algumas das expressões utilizadas para descrever o Orçamento do Estado para 2017 que vai ser aprovado esta terça-feira, no Parlamento, em votação final global.

“Seria impossível, algum Governo que eu liderasse comportar-se com tanta falta de vergonha. Ninguém, nem nos partidos que hoje apoiam o Governo nem na comunicação social, se calaria se um Governo chefiado por nós tivesse a falta de decoro de agir nestes termos”, acusou o antigo primeiro-ministro.

Das 45 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2017 que o PSD apresentou, apenas três passaram no Parlamento. Não há consenso possível, porque o PS não quer, acusa o líder social-democrata.

[notícia actualizada às 01h29]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Proença
    01 dez, 2016 Castelo Branco 11:19
    A Passos Coelho, dou uma sugestão, e não cobro nada. Como dizem os madeirenses, "se queres falar, está calado". Então o primeiro ministro é que tem de explicar os pedidos de demissão apresentados por outros? Não seja ridículo senhor ex. Esperamos que nunca mais seja próximo. Foi mau de mais para a população no geral, excluindo, como é evidente, aqueles que foram beneficiados.
  • APARAGALHOS
    30 nov, 2016 SÍTIO MANHOSO 07:33
    ...E QUEM É QUE ROUBOU E DESRESPEITOU OS PORTUGUESES ? ...branco é galinha o põe ! ! ! A propósito : tire o que trás na lapela ! É indigno um traidor trazer !
  • O desespero
    29 nov, 2016 pt 18:18
    só o leva a fazer figuras destas!...está cada vez mais provado que estes foram os grandes obreiros pela que se está a passar com a Caixa! Para eles o país e os portugueses que se lixem! Traidores ressabiados por não terem conseguido privatizar o banco público! Até um cego consegue ver!
  • Espreme-te!
    29 nov, 2016 lis 18:13
    Já não deitas sumo e a maioria dos portugueses já te topou de ginjeira! Enganaste e trapaceaste durante 4 anos e meio e bastaram! Sai da zona de conforto, não sejas piegas, emigra, faz-te à vida e vai trabalhar para arranjares currículo decente!
  • joao santos
    29 nov, 2016 lisboa 13:05
    Este palerma que nunca explicou nenhuma das decisões que tomou durante o seu "desgoverno" quer agora que os outros expliquem o óbvio. Deduzo que é burro.
  • Tobias Carvalho
    29 nov, 2016 Quarteira 12:05
    Alguém que dê vergonha na cara ao Passos pelo Natal.
  • rui simao
    29 nov, 2016 faro 11:15
    A lata do coelho nao tem fim
  • Luis
    29 nov, 2016 Lisboa 11:08
    COSTA PANTOMINEIRO. Quanto rendeu esse comentário?. Deveria ter sido muito bem pago.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    29 nov, 2016 Lx 09:54
    O Costa é um vendedor de ilusões, populista, demagogo a quem o Bloco lhe fez ver quem manda no governo.Está refém desse partido como se viu agora na trapalhada da CGD.... O Costa é um passa culpas.Nada é com ele pese embora ter liderado o processo da CGD com a ajuda do Presidente , mas quando começaram a surgir os problemas sacudiu a água do capote e esconde-se atrás da mediocridade do Ministro Centeno e do palerma do secretário de Estado que mais parece um nerd...Advinhem quem virá para a rua? O porteiro do Ministério das Finanças que vai ser o responsável de tudo.Um cobarde político, demagogo, vendedor da banha da cobra e pantomineiro este Costa.Quanto a ética é melhor nem falar pois nunca a teve....
  • 29 nov, 2016 09:19
    Quanto a mim em 2011 o diabo não entrou em casa.estavamos era todos no inferno.Mas são formas de ver as coisas. enfim...Gostaria mais ver estes srs tirarem-nos desse mesmo inferno.passem bem

Destaques V+