Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​DBRS ameaça colocar “rating” da Caixa em "lixo"

29 nov, 2016 - 18:21

Agência canadiana justifica o alerta com várias questões, a começar pela demissão da maioria dos administradores da Caixa.

A+ / A-

A agência canadiana DBRS colocou o “rating” da Caixa Geral de Depósitos (CGD) sob vigilância com perspectivas negativas, o que sinaliza a probabilidade de cortar a notação do banco público.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a DBRS aponta como motivo para este aviso várias questões, a começar pela demissão da maioria dos administradores da Caixa e como este facto poderá, eventualmente, afectar o plano de restruturação da instituição.

A agência assinala também que, "apesar do grupo estar num processo de recapitalização significativa que vai reforçar o seu balanço, o período de revisão vai considerar os atrasos que estão a acontecer neste processo e o risco de execução do plano".

Salienta ainda que o grupo financeiro vai permanecer com uma fraca capitalização por um período superior ao inicialmente planeado.

As dificuldades em melhorar a rentabilidade e a qualidade dos activos foram outros motivos que colocaram o "rating" da Caixa sob revisão.

Este aviso da agência canadiana aconteceu dois dias depois do anúncio da demissão do presidente da CGD, António Domingues, e de outros membros da administração, na sequência da polémica com a apresentação das declarações de rendimentos e património.

A DBRS é crucial para que Portugal continue a ter acesso ao programa de compra de activos do Banco Central Europeu, já que é a única das quatro agências tidas em conta pelo banco central que põe a dívida portuguesa acima de "lixo".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Más recordações
    03 dez, 2016 Alfandega 03:47
    É evidente que o governo psd/cds nada fizeram perante o buraco da CGD . O sonho era a privatização . Agora criticam o presente governo que teve a consciência de que era preciso enfrentar o problema e dar a esta instituição pública a credibilidade que ela merece. Com o psd pagámos para bancos falidos. No tempo do socatas o teixeia ministro das finanças dizia à boca cheia que tudo ia bem. Afinal tudo estava muito mal e terminou numa catástrofe. Ficámos de tal maneira endividados que não sabemos se seremos capazes de pagar aquilo que nos emprestaram . Poderemos pagar, mas à custa de uma austeridade impiedosa que entrou brutalmente dentro da casa dos portugueses , que ficará para a história. Não esquecemos a fúria de Vitorio Gapar que foi o autor destas imposições maquiavélicas que destruiu a classe média , causou desemprego e dificuldades de grande envergadura aos que ficaram e àqueles que se viram obrigados a partir para o estrangeiro em busca de melhores condições de vida.
  • Rui Morais
    30 nov, 2016 Sousel 12:37
    Mais um banco a juntar ao currículo do PSD. BPN, BES, BANIF, CGD. O Zé paga.
  • rui sa
    30 nov, 2016 guarda 11:28
    Quero desde ja agradecer a PAF por mais esta bronca. Nas proximas eleicoes de mim levam um cartao vermelho. O vosso circo de roda da CGD foi CRIMINOSO.
  • zé Tuga
    29 nov, 2016 Conchinchina 21:45
    Os resultados de 6 anos de governos PS e das fiscalizações da banca feita pelo Constâncio quando era presidente do Banco de Portugal ainda não acabaram. Para a Caixa como banco público, os resultados apenas chegaram mais tarde.
  • Fernando Abreu
    29 nov, 2016 Braga 20:24
    Aqui está os habituais abilidosos golpes da esquerda nâo democratica.Pena o PS que se diz democratico estar alinhar em golpes,que extrema esquerda utiliza Para parecer verdade, mas ali só existe golpe.Para atingir outros fins, mas o povo acredita.A esquerda sempre foi o Pai e mâe dos grandes poderes economicos.Enquanto a direita faz as coisas através de pouca informaçâo,a esquerda fax através de golpes.A esquerda é mestra em golpes desde o 25 de Abril. I
  • Americo
    29 nov, 2016 Leiria 20:18
    Este governo se encarregará de nos levar à miséria.
  • Joao
    29 nov, 2016 Sintra 20:00
    Obrigadinho por mais esta Passos, não me esquecerei.
  • eurico viana
    29 nov, 2016 sines 18:57
    Assim se prova que o psd somente se alegra com o que faz mal a Portugal.
  • Zé Cunha
    29 nov, 2016 Avis 18:27
    Mais uma a agradecer à PAFia e ao Coelho. A juntar ao calvário de 2011-2015. Esta gente quando é presa?

Destaques V+