Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PCP: Paulo Macedo "não reúne condições" para liderar a Caixa

02 dez, 2016 - 17:03

"Foi um dos principais ministros de um Governo de má memória para os portugueses", acusam os comunistas.

A+ / A-

O PCP considera que Paulo Macedo "não reúne condições" essenciais para liderar a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

A posição do Partido Comunista foi manifestada por Jorge Pires, membro do Comité Central, à margem do XX Congresso do PCP, que começou esta sexta-feira em Almada.

O dirigente comunista considera se trata de uma escolha condenável por parte do Governo de António Costa.

Jorge Pires lembra o passado de Paulo Macedo como ministro de Saúde, no anterior Governo, um mandato marcado por cortes e medidas de austeridade. "Foi um dos principais ministros de um Governo de má memória para os portugueses", disse o dirigente do PCP.

Paulo Macedo "não pode dizer que não tem responsabilidade nenhuma nos quatro anos de Governo PSD/CDS, em particular, enquanto responsável pelo Ministério da Saúde, em que fez um trabalho negativo", sublinha Jorge Pires.

O Ministério das Finanças anunciou, esta sexta-feira, que Paulo Macedo aceitou o convite para presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos.

O antigo ministro e director-geral dos Impostos vai ocupar o lugar de António Domingues, que apresentou a demissão na sequência da polémica em torno da apresentação das declarações de rendimentos e de património.

Bloco espera "nova fase" na Caixa

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) espera que com Paulo Macedo à frente da Caixa Geral de Depósitos se abra uma "nova fase" no banco estatal.

"O Bloco de Esquerda manter-se-á como uma garantia de exigência, de transparência e que a Caixa Geral de Depósitos se comporte como um banco público", declarou esta sexta-feira, no Porto, Catarina Martins.

Questionada pelos jornalistas se considerava a escolha de Paulo Macedo melhor que a de António Domingues, Catarina Martins declarou que o Bloco de Esquerda não se ia pronunciar sobre o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos.

"O BE vai-se pronunciar sobre o cumprimento da lei, da transparência e do papel que a Caixa deve ter no país", reiterou a coordenadora do BE, recordando que o anterior Conselho de Administração "demonstrou na prática que não servia a Caixa Geral de Depósitos, porque não cumpriu as regras da transparência, porque criou ruído, porque fez com que a notícia sobre a Caixa fosse o Conselho de Administração e não da Caixa ser um banco sólido, forte, ao serviço da economia".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alberto
    03 dez, 2016 Funchal 13:40
    Ter na sua bandeira "Ditadura", enviar Arquivos da PIDE para Moscovo, entregar armas a Civis no 25.11.1975, dizer que a Coreia do Norte é democracia, etc ...O PCP É PARTIDO DE MÁ MEMÓRIA PARA PORTUGAL
  • Eborense
    03 dez, 2016 Évora 13:26
    Ó Luis. Não seria melhor o Vara, que até já administrou a CGD e segundo consta, com muito êxito? De certeza que ninguém melhor que ele conhece os meandros da Caixa. E podia perfeitamente convidar o Zézito para o ajudar. Não achas?
  • CF
    03 dez, 2016 Beja 10:48
    É estranha esta declaração "… não reúne condições". A afirmação correta seria: ”Não é a pessoa que está em causa mas sim a política (a gestão) que irá (ter de) desenvolver”. Foi esta a afirmação de seriedade, sem juízos de valor sobre pessoas, a que fomos habituados ao longo do tempo e que diferenciam (felizmente) uns de outros. Cuidado pois.
  • Pedro
    03 dez, 2016 Lisboa 10:24
    Tantos interesses à volta da CGD é o banco do regime, alguém acredita realmente que daqui a não sei quantos anos está outra vez na mesma, basta ver os malandrecos municipais espalhados pelo país fora todos com créditos muito acima das suas possibilidades.
  • Luis
    03 dez, 2016 Lisboa 08:29
    É imperdoável terem-se esquecido de Dias Loureiro. Pessoa mais competente na àrea da banca não existe. Não se compreende pois ele até é do PSD. E um grande boy da Cavacada com reconhecida competência. Actualmente sem qualquer cargo na banca. Sem qualquer problema em criar uma equipa competente nem que para isso tivesse que recrutar os seu ex camaradas do BPN, tudo gente de alto gabarito. Na, assim a CGD não vai lá, mais uma vez não se escolheram os mais qualificados.Passos ainda ficaria mais contente.
  • O Macedo
    02 dez, 2016 Lisboa 19:31
    A CGD deve ser gerida pelos deputados, um de cada partido com assento parlamentar. Todos eles têm gente competente dentro da área da finança, economia, e gestão, para além disso fiaria mais barato aos contribuintes (disse pela enésima vez)!
  • Eborense
    02 dez, 2016 Évora 18:22
    Eu estava admirado! Só falta já a opinião da 1ª Ministra Catrina, que será mais ou menos igual. O Costa deve estar farto deles até ao tutano, mas para se aguentar no poleiro, não tem outra alternativa.
  • Pedro Godinho
    02 dez, 2016 Lisboa 18:11
    Sugiro para CEO da CGD o Arménio Carlos e o Carlos Carvalhas para Chairman (o homem da cadeira).
  • Antonio Ferreira
    02 dez, 2016 Porto 17:57
    Estes senhores que nunca denunciaram um acto de corrupção, vêm agora dizer que um cidadão com a ; honestidade, competência e seriedade deste senhor, não tem condições ? Então quem tem ? De facto, este país continua a ter muitos pirómanos que se importam pouco com o país. Apenas os seus interesses são importantes. Vergonha !
  • Luís Silva
    02 dez, 2016 Cruz Quebrada - Oeiras 17:40
    O que interessa a opinião destes dinossauros sociais-fascistas ! Na Europa do Leste, os comunistas foram varridos !!! É ridículo e doentio, esta "religião" Leninista !!! Paulo Macedo é uma das competências, honestidade, eficiência, e eficácia do Governo Capitalista de Passos Coelho !!! Esta é a realidade ! Defensores da Falida Economia comunista ??? Nem na CHINA !!! Governo comunista com Economia 100% Capitalista !!!

Destaques V+