Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa garante défice abaixo da meta europeia de 2,5%

21 dez, 2016 - 19:38

As exportações vão crescer 6% em 2016, avança o primeiro-ministro.

A+ / A-

O primeiro-ministro enquadrou esta quarta-feira a promulgação pelo Presidente da República do Orçamento do Estado para 2017 entre os factores de estabilidade política e garantiu que o défice este ano ficará abaixo de 2,5%, a meta europeia.

António Costa falava perante os membros do Conselho da Diáspora das Comunidades Portuguesas, em São Bento, num discurso em que também adiantou que as exportações vão crescer 6% em 2016.

"Pela primeira vez teremos o nosso défice orçamental a cumprir as regras da União Europeia. Agora, que já faltam poucos dias para o final do ano, já podemos dizer com tranquilidade e segurança que o défice ficará mesmo abaixo dos 2,5%, o limite que tinha sido fixado pela Comissão Europeia. Ficaremos abaixo, com conforto, dos 2,5%", declarou o líder do executivo.

António Costa disse que 2016 foi o ano da viragem e que Portugal goza de estabilidade política e social. A promulgação do Orçamento do Estado dá conforto para 2017.

“O país goza de saudável estabilidade política. Hoje, o senhor Presidente da República promulgou o Orçamento do Estado para 2017, o que significa que até metade da legislatura a política orçamentar está definida, aprovada, estabilizada. Portanto, com serenidade vamos executando esta transição política”, salientou.

Para o próximo ano, o objectivo passa por "começar a reduzir progressivamente a nossa dívida, que é elevada".

"Tudo isto cria condições para reforçar a confiança na economia portuguesa e na capacidade de enfrentar os desafios do futuro", afirmou António Costa.

Face ao desafio do Presidente da República, de ser necessário um crescimento económico superior ao dos últimos anos, António Costa respondeu com os indicadores de 2016.

"Temos este ano tido condições para que o país tenha retomado uma trajectória de crescimento. No terceiro trimestre de 2016, fomos o país da União Europeia que mais cresceu em termos homólogos, fomos o que mais empregou criou em cadeia, o nível de investimento externo tem subido significativamente, 7,7% no primeiro semestre do ano e os números que vamos recebendo é que o segundo semestre vai acompanhar o ritmo", frisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vc
    22 dez, 2016 vc 09:36
    Arquiva-se e indemniza-se a pessoa, não é isso que se costuma fazer?
  • Carlos
    22 dez, 2016 Lx 06:56
    A direita até ferve... Está tao dr csbeça perdida, que chama este de derrotado porque teve menos votos do povo, mas beija os fungos dos pés do vencedor Trump que também teve menos votos. Tal é o desespero que sao incongruentes,
  • Luis
    22 dez, 2016 Lisboa 06:34
    O que é que se passa com o Emplastro de Massa Má? Está há muito tempo calado. Já sentimos a falta das suas idiotices. Será que a Cristas Ronalda já o proibiu de falar? Ou seja de largar imbecilidades pela bocarra?
  • Santos
    21 dez, 2016 Lisboa 23:37
    Mas, este pensa que ainda engana alguém? O que faz é empurrar os problemas com a barriga, para poder causar boa impressão e ganhar as eleições autárquicas. E com ajuda do Quim Barreiros de Belém tenta convencer o "Zé pagode" de que estamos no bom caminho. A dívida já aumentou mais de 10 mil milhões de euros desde que foi para o governo, o que em juros são mais 400 milhões no ano que vem. Mas, estamos no bom caminho...
  • João
    21 dez, 2016 Lisboa 22:24
    Não acredito numa palavra que o derrotado diga! Vivemos no país faz de conta, com mentiras atrás de mentiras! Mas conta ficará para, pagarmos mais tarde! Mas para alguns acham que este senhor deve ter descoberto petróleo ou é o Dom Sebastião. Há sempre crentes numa falsa fé.
  • Carlos
    21 dez, 2016 Lisboa 21:12
    E o anterior é que era o bom aluno da sra Merkel ........
  • roger
    21 dez, 2016 sintra 21:10
    As cassandras não desistem... impressionante! serão burros? não... mas fazem-se!!!
  • Ana Luísa Fernandes
    21 dez, 2016 Faro 20:40
    E a minha avó acredita no Pai Natal..embora goste muito do menino Jesus e de gatos e extraterretsres. Ok?
  • carls
    21 dez, 2016 estão 20:37
    mai nada, este costa é um colosso stá tudo grosso, stá tudo gosso. Ai catarina! ai Jeroniminho que rico binho! vai uma pinguinha?
  • Pois é!
    21 dez, 2016 lx 20:32
    Quando a competência impera, os resultados estão à vista! Por muito que se esforcem os arautos da desgraça, em contrariar e deturpar os resultados!

Destaques V+