Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

BTL 2017 aposta nos pequenos “turistas de amanhã”

21 fev, 2017 - 23:24 • Ana Carrilho

Bolsa de Turismo de Lisboa está quase a chegar. Este ano o destino e a cidade convidados são a Madeira e Viseu.

A+ / A-

A Kids Route é uma das novidades da edição deste ano da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a pensar nos mais pequenos que forem com os pais à feira que decorre de 15 a 19 de Março, no Parque das Nações.

A directora de feiras da FIL, Fátima Vilamaior, sublinha que “eles são os turistas de amanhã”. Por isso, as crianças entre os 6 os 12 anos são convidadas a descobrir Portugal através dos caminhos da BTL.

No fim-de-semana de 18 e 19 de Março, as sete entidades de turismo e as empresas que as integram vão dinamizar os seus espaços com jogos tradicionais, concursos, caça ao tesouro experiências e prémios, ainda que simbólicos.

Esta é uma das novidades da BTL 2017 que decorre de 15 a 19 de Março. Outra prende-se com o espaço de “networking”, onde as empresas fora do sector do turismo, mas que querem marcar presença na feira, podem fazer almoços de negócios.

Viseu é a primeira cidade convidada

Outra novidade da BTL 2017 é a cidade convidada. Para Fátima Vilamaior, esta nova categoria é uma aposta que vai ao encontro da promoção de novos pólos de interesse, que constituem alternativas às grandes cidades.

“2017, Ano oficial para visitar Viseu” é a iniciativa promovida pela autarquia, que na BTL promete revelar todas as experiências que a cidade da Beira Alta oferece, desde a cultura e museus até aos vinhos e gastronomia.

Além de Viseu mais 30 municípios vão marcar presença na feira de turismo.

Madeira, destino nacional

Este ano o destino convidado da BTL é a Madeira. O objectivo é mostrar que é mais do que uma escolha sazonal, onde o mar, a natureza e o bem-estar podem ser experienciados ao longo de todo o ano. Com um terceiro factor: a aposta na divulgação da cultura.

O turismo de natureza é o tema deste ano, já que esta é uma das facetas que vai ganhando cada vez mais peso no sector, a nível nacional.

Em ano de comemorações do centenário das aparições de Fátima, a BTL e ACISO – Associação Empresarial de Ourém reforçaram a colaboração que já existe no âmbito do programa de “Hosted Buyers”, com o objectivo de potenciar o turismo religioso.

Os participantes no workshop de turismo religioso, que decorre em Fátima nos dias 8 e 9 de Março, podem prolongar a estadia e ficar para a BTL. Enquanto os compradores internacionais da Bolsa de Turismo de Lisboa poderão antecipar a viagem e ir ao encontro de Fátima.

A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa espera superar os 75 mil visitantes do ano passado.

Os três primeiros dias são os profissionais e o fim-de-semana vai ser aberto ao público. Como é costume, há promoções e ofertas para quem quiser planear um fim-de-semana ou as férias da Páscoa e de Verão.

E se a fome apertar, no Pavilhão 4, todos podem encontrar gastronomia de diversas regiões de Portugal. Além das presenças habituais do Alentejo e Centro, também há especialidades típicas do Algarve e, pela primeira vez, dos Açores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+