21 fev, 2017 - 23:24 • Ana Carrilho
A Kids Route é uma das novidades da edição deste ano da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a pensar nos mais pequenos que forem com os pais à feira que decorre de 15 a 19 de Março, no Parque das Nações.
A directora de feiras da FIL, Fátima Vilamaior, sublinha que “eles são os turistas de amanhã”. Por isso, as crianças entre os 6 os 12 anos são convidadas a descobrir Portugal através dos caminhos da BTL.
No fim-de-semana de 18 e 19 de Março, as sete entidades de turismo e as empresas que as integram vão dinamizar os seus espaços com jogos tradicionais, concursos, caça ao tesouro experiências e prémios, ainda que simbólicos.
Esta é uma das novidades da BTL 2017 que decorre de 15 a 19 de Março. Outra prende-se com o espaço de “networking”, onde as empresas fora do sector do turismo, mas que querem marcar presença na feira, podem fazer almoços de negócios.
Viseu é a primeira cidade convidada
Outra novidade da BTL 2017 é a cidade convidada. Para Fátima Vilamaior, esta nova categoria é uma aposta que vai ao encontro da promoção de novos pólos de interesse, que constituem alternativas às grandes cidades.
“2017, Ano oficial para visitar Viseu” é a iniciativa promovida pela autarquia, que na BTL promete revelar todas as experiências que a cidade da Beira Alta oferece, desde a cultura e museus até aos vinhos e gastronomia.
Além de Viseu mais 30 municípios vão marcar presença na feira de turismo.
Madeira, destino nacional
Este ano o destino convidado da BTL é a Madeira. O objectivo é mostrar que é mais do que uma escolha sazonal, onde o mar, a natureza e o bem-estar podem ser experienciados ao longo de todo o ano. Com um terceiro factor: a aposta na divulgação da cultura.
O turismo de natureza é o tema deste ano, já que esta é uma das facetas que vai ganhando cada vez mais peso no sector, a nível nacional.
Em ano de comemorações do centenário das aparições de Fátima, a BTL e ACISO – Associação Empresarial de Ourém reforçaram a colaboração que já existe no âmbito do programa de “Hosted Buyers”, com o objectivo de potenciar o turismo religioso.
Os participantes no workshop de turismo religioso, que decorre em Fátima nos dias 8 e 9 de Março, podem prolongar a estadia e ficar para a BTL. Enquanto os compradores internacionais da Bolsa de Turismo de Lisboa poderão antecipar a viagem e ir ao encontro de Fátima.
A organização da Bolsa de Turismo de Lisboa espera superar os 75 mil visitantes do ano passado.
Os três primeiros dias são os profissionais e o fim-de-semana vai ser aberto ao público. Como é costume, há promoções e ofertas para quem quiser planear um fim-de-semana ou as férias da Páscoa e de Verão.
E se a fome apertar, no Pavilhão 4, todos podem encontrar gastronomia de diversas regiões de Portugal. Além das presenças habituais do Alentejo e Centro, também há especialidades típicas do Algarve e, pela primeira vez, dos Açores.