Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Foi um bom ano para a EDP". Lucro aumenta para 961 milhões

02 mar, 2017 - 18:07

Resultados foram divulgados esta quinta-feira. António Mexia destaca aumento dos proveitos regulados em Espanha, a produção hídrica acima da média e as melhorias de eficiência.

A+ / A-

A EDP fechou 2016 com lucros de 961 milhões de euros, um aumento de 5% face em relação ao ano anterior, anunciou esta quinta-feira eléctrica liderada por António Mexia.

Os resultados antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) atingiram os 3.759 milhões de euros em 2016, uma redução de 4% em termos homólogos, que teria aumentado 6% excluindo os efeitos não recorrentes.

"2016 foi um bom ano para o grupo EDP", afirmou António Mexia, em conferência de imprensa, em Lisboa, realçando o aumento dos proveitos regulados em Espanha, a produção hídrica acima da média e as melhorias de eficiência.

A EDP vai propor na assembleia-geral de accionistas um dividendo de 19 cêntimos por acção relativo ao exercício de 2016, um acréscimo de 3% face à remuneração do ano anterior, adiantou o presidente executivo.

Na conferência de imprensa de divulgação dos resultados, em Lisboa, António Mexia realçou que o valor a propor - 19 cêntimos - será o que estava planeado, acima dos 18,5 pagos em 2015, e que representa um 'payout' de 72% sobre o resultado líquido.

Sindicatos exigem aumentos

Os sindicatos já vieram exigir um aumento salarial de 4%. O coordenador da FIEQUIMETAL, Rogério Silva, diz que a EDP pode superar os 0,7%, propostos pela administração.

Na apresentação de resultados, António Mexia atribuiu a reivindicação salarial ao actual momento político. E afirmou que o processo negocial vai continuar, embora recorde que o valor está já acima da inflação do ano passado.

Segundo António Mexia, os lucros obtidos garantem a distribuição de dividendos no valor de 19 cêntimos por acção, mais 3% do que em 2015.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    04 mar, 2017 Lisboa 09:14
    Eu fico satisfeito que a EDP tenha estes lucros anuais...constantemente ano após ano...com tendência de subida...devido sobretudo...aos seus clientes...que vão agora ser brindados...com novo aumento...só não percebo o que Portugal ganhou em vender a EDP...
  • mestre
    02 mar, 2017 barreiro 23:22
    Que alegria ter esse lucro, não foi por boa ou má gestão. Para ter lucro é só aumentar os preços, especialmente quando não´há outra opção. Vivam os bons gestores que até ganham pouco dinheiro????? para que estas empresas tenham estes lucros astronómicos
  • Marco Almeida
    02 mar, 2017 Olhão 23:01
    Oh Mexia por causa dos trocos dá 1€ de dividendo por acção e aumenta a electricidade 25% que a malta gosta é disso e baixa os salários ao pessoal pah, essa malta anda a ganhar muito, já agora aumenta o teu bónus em 100% porque és um gajo porreiro

Destaques V+