Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Caixa. PSD quer ouvir com urgência Centeno e Paulo Macedo

10 mar, 2017 - 14:52

O prejuízo registado pelo banco público aproxima-se dos dois mil milhões de euros, o que o PSD considera um “agravamento drástico”.

A+ / A-

O PSD vai chamar ao Parlamento o ministro das Finanças, Mário Centeno, e o presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, para prestarem esclarecimentos sobre o “agravamento drástico” dos prejuízos registados pelo banco público.

Em declarações aos jornalistas, no Parlamento, o deputado do PSD Duarte Pacheco disse que a bancada vai requerer a presença de Mário Centeno e de Paulo Macedo na comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública “com carácter de urgência”.

“Que fique claro, há aqui um agravamento drástico dos resultados e esse agravamento deve ser explicado a todos os portugueses”, justificou o deputado.

Segundo os valores avançados pela imprensa desde quinta-feira e que serão apresentados oficialmente esta sexta-feira pela Comissão Executiva da CGD, o prejuízo registado pelo banco público aproxima-se dos dois mil milhões de euros.

Duarte Pacheco sublinhou que os resultados apurados devem-se a “uma alteração de critérios de avaliação do risco e de créditos já concedidos” e não resultam de “casos novos”, exigindo uma explicação sobre os motivos dessa alteração.

“Um agravamento dos prejuízos do banco público significa que os contribuintes poderão ser chamados a intervir mais neste banco, algo que nos pesa a todos”, disse.

António Costa anunciou entretanto esta sexta-feira que já recebeu luz verde de Bruxelas para a recapitalização do banco público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    10 mar, 2017 aveiro 19:25
    Verdade pura e dura . " mas o que andaram a fazer , não fazer ou esconder durante os quatro Anos de desgoverno PAF ???? "... agora querem inquéritos para tudo , estão mesmo com a corda no pescoço bem merecida !
  • jose magalhães
    10 mar, 2017 Lisboa 18:15
    Acho que o PSD faz muito bem. Os prejuizos da CGD não são coisa nova, devem ser verificadas e analisadas cuidadosamente as razões porque chegaram até aqui estes resultados. Deverão pois ser chamados o ministro e o novo administrador referidos, mas como principio e para que se ajude a compreender melhor o presente, deverá analisar-se o passado, principalmente os ultimos cinco anos. Deverão pois ser chamados em primeiro lugar, para já e com urgencia, a Sra ministra Albuquerque, o Sr ministro que a antecedeu, além dos Srs. administradores dos referidos ultimos cinco anos, incluindo particularmente e por razões que se compreendem, o Sr. Antonio Domingues.
  • José
    10 mar, 2017 Setúbal 17:18
    Bemmmm, estes anormais estão mesmo perdidos de todo. Ainda noutro dia um PSD que estava como vice-presidente da CGD, diz que se demitiu porque o dinheiro que o Governo deu à Caixa, não chegava nem sequer para mandar cantar um cego... Estão mesmo em falência respiratória, e então com as notícias das sondagens ficam perdidos... Coitadinhos!!!
  • tuga
    10 mar, 2017 lisboa 16:45
    Façam uma comissão de inquérito PSD/CDS que até a barraca abana!!!
  • MJ
    10 mar, 2017 Lisboa 16:27
    O Sr. Duarte Pacheco e a sua estratégia já não convencem ninguém. Quem acredita mesmo que foi num ano de governo PS que se deu uma hecatombe na CGD??? Claro está que não! Agora estão é a vir à tona os podres acumulados durante vários anos e sacudidos para baixo do tapete.
  • Carlos Reis
    10 mar, 2017 Coimbra 16:20
    Que falta de vergonha têm estes rapazes do ppd/psd, ainda esta semana ouvido na CI ao BP o dr. António Nogueira Leite, ex-vice presidente da BP e destacado militante do ppd/psd disse alto e bom som que no tempo do anterior governo as orientações do mesmo para o BP era para "aguentar o barco" até ao fim da legislatura e agora vêm com esta conversa.
  • Antonio
    10 mar, 2017 Vale de Cambra 16:16
    Enquato se ouvem estes, não se ouvem os que tudo fizeram para destruir o banco
  • 10 mar, 2017 15:59
    Será que não há mais nada a tratar e "entreter" o zé pagode do que as telenovelas da CGD e BES?.Isto já para não falar dos anteriores com o aval dos partidos que por lá passaram! Todos presos e menos comissões, se calhar dava para pagar todas as Comissões de Inquérito, todos os dias nomeadas. O que era preciso era plantar batatas. Mas não sabem...
  • António Portugal
    10 mar, 2017 Leiria 15:43
    Será que esta gente não tem mais nada para fazer? Tratem de chamar ao parlamento os que espezinham os mais necessitados, os humildes, os carentes de tudo. Vocês, como eu, somos uns privilegiados. Cuidem dos que necessitem e deixem-se, todos, destas malabarices de que já estamos todos fartos. E todos vocês são os culpados. Onde estavam quando os colocaram nesta situação? Por favor, tenham juízo.
  • chicana politica
    10 mar, 2017 lx 15:38
    É tudo o que o PSD sabe fazer! Em próximas eleições levam um tombo, que nem imaginam!

Destaques V+