16 mar, 2017 - 01:30
A Estratégia Turismo 2027 (ET27) pretende duplicar, em dez anos, as receitas turísticas, passando dos 12,7 mil milhões de euros registados em 2016 para 26 mil milhões de euros.
Na apresentação feita esta quarta-feira da ET27, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, define-se ainda o objectivo de estimular a procura turística, aumentando o número de dormidas de 53,5 milhões de 2016, para 80 milhões.
No plano social, a ET27 definiu ainda como meta "chegar ao índice de sazonalidade mais baixo de sempre", "aumentar as habilitações dos profissionais do turismo, duplicando o nível de qualificações do ensino secundário e pós-secundário (de 30% para 60%)", assim como "assegurar que o turismo gera um impacto positivo nos territórios em que a actividade turística acontece".
Na ET estão ainda incluídos objectivos ambientais, nomeadamente assegurar que mais de 90% das empresas do Turismo adoptam medidas de utilização eficiente de energia e da água e desenvolvem acções de gestão ambiental dos resíduos.
Na cerimónia de apresentação, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, admitiu estarem a ser apresentadas "metas ambiciosas", mas que podem ser alcançáveis e que "Portugal tem tudo para liderar o Turismo do futuro", desde que haja trabalho conjunto.
Enumerando dez activos estratégicos do Turismo nacional, como pessoas, gastronomia, clima, eventos, negócios e 'living', o responsável apresentou as linhas gerais da ET27, sublinhando que a "autenticidade do país é fundamental para captar" turistas, trabalhadores ou estudantes.
Luís Araújo salientou também o objectivo desta estratégia no "combate à sazonalidade, que é o maior inimigo" a nível dos postos de trabalho.
O responsável enumerou também cinco eixos desta estratégia: valorizar o território, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar redes e conectividade e projectar Portugal.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, considerou a ET27 um "rumo que pode ser afinando e melhorando e definido pelo próprio sector", recordando os números do crescimento do Turismo, que afirmou que mostram "um fenómeno sustentável".
Por seu lado, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, justificou o lançamento desta estratégia com a necessidade de se "liderar nas várias áreas" e "antecipar o próximo quadro comunitário", além de evitar "decisões erráticas".