Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vara acredita que Caixa ainda vá ganhar dinheiro com Vale de Lobo

22 mar, 2017 - 22:07

O ex-administrador do banco público refere que os activos imobiliários estão a valorizar.

A+ / A-

O antigo administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Armando Vara, diz que a recuperação do sector imobiliário vai permitir que o banco público recupere a totalidade do dinheiro que emprestou ao empreendimento turístico Vale do Lobo, no Algarve.

"Estou seguro que a CGD não perderá dinheiro com aquele activo. Os activos imobiliários, tal como desvalorizaram, agora estão a valorizar. O 'resort' teve condições para pagar 100 milhões de euros enquanto as condições eram muito difíceis", assinalou Vara.

"Vai ser vendido no mínimo pelo valor que a CGD lá colocou, mas atrevo-me a pensar que vai ser vendido acima desse valor", lançou o responsável durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao banco estatal.

Vara revelou que, antes da crise do 'subprime', iniciada nos Estados Unidos (EUA) em 2007 e que levou à crise financeira e económica recente, o financiamento ao empreendimento algarvio "estava a ser disputado por várias entidades".

E realçou: "As garantias superavam largamente o montante que estava a ser pedido à CGD".

O gestor apontou para um relatório da consultora KPMG que "dizia que Vale do Lobo valia mais de 400 milhões de euros", reforçando que a Deloitte confirmou esse valor.

"No primeiro ano o 'resort' vendeu 50 casas. Até 2013 pagou 100 milhões de euros à CGD. Foi um dossiê bem pensado, que nós fizemos questão que ficasse na CGD quando havia outros bancos interessados. Mas, com o 'subprime', a primeira coisa que se deixou de comprar foram casa de férias", sublinhou.

Já sobre o financiamento concedido à espanhola La Seda, Vara disse que "a CGD envolveu-se porque acreditava no projecto e no potencial para o país".

E assegurou que "aquela decisão [de conceder crédito] era racional senão não tinha sido aprovada".

Questionado sobre as razões que levaram a La Seda a falhar os compromissos com a CGD, Vara disse desconhecer as mesmas porque já não estava na CGD "há anos", mas voltou a apontar para a grave crise económica que se seguiu.

"Até fico estupefacto com a questão que me fez", atirou Vara dirigindo-se ao deputado do CDS João Almeida.

"O que aconteceu entre 2008 e 2010? Não se lembra do 'subprime', do Lehman Brothers, da AIG? Ó senhor deputado, francamente, caramba. Nessa altura eu estava no BCP e sei bem a falta de liquidez que havia. A culpa não foi da AIG, foi das circunstâncias que ocorreram. É muito fácil saber o resultado depois do jogo", vincou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Gomes L
    23 mar, 2017 Lisboa 10:52
    Contas à xuxxalista: a CGD investiu no Vale do Lobo mais de 200 milhões, este ano, 2017, esses milhões foram considerados imparidades não contando para as contas do futuro, então se para o ano de 2018 a CGD vender lá qualquer coisa por 1. Milhão de € o vara e o derrotado costa aparecem a dizer que afinal a CGD teve 1 milhão de lucro como vale não sei da quantas. E depois dizem que a Europa é que tem culpa por os juros subirem para níveis incomportáveis.
  • SALTO À VARA
    23 mar, 2017 Lx 10:47
    Este artista é mais um produto do socialismo que o país produziu...Está visto que nem o Sr. Pinto de Sousa ele conhece...e assim anda a ética republicana que o partido socialista costuma falar mas praticar muito pouco...Uma tristeza de país e ainda ficam assombrados com o que o Sr. Holanda disse ontem mas que corresponde à realidade, infelizmente...viva a ética republicana dos xuxas corruptos.
  • Adelino Cadete
    23 mar, 2017 Condeixa-a-Nova 10:08
    Esperemos que sim, embora o que foi pago aos corruptos nunca mais ninguém o veja a não ser eles próprios.

Destaques V+