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IRS 2016. Reembolsos deverão ser pagos em menos de um mês

31 mar, 2017 - 14:09

Comunicado do Ministério das Finanças aponta para 15 dias no reembolso do IRS Automático de 2016 e para menos de um mês para os restantes contribuintes.

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O Ministério das Finanças estimou, esta sexta-feira, um prazo máximo de 15 dias para o reembolso do IRS Automático de 2016 e de menos de um mês para os restantes contribuintes, na véspera do início do período de entrega das declarações.

Em comunicado, as Finanças estimam que para o IRS Automático (que abrange a partir deste ano cerca de um milhão e 800 mil contribuintes) os reembolsos "se realizem no prazo máximo de quinze dias após a confirmação da declaração pré-preenchida".

"Para a entrega em papel e via internet, é expectável que o prazo médio de reembolso seja inferior ao dos últimos dois anos, que foi em média de 30 dias em 2015 e de 36 dias em 2016", refere.

A tutela avisa, no entanto, que tratando-se de tempos médios, "naturalmente, e tal como nos anos anteriores, o prazo de reembolso, em alguns casos mais complexos, pode exceder significativamente aquela duração".

Os contribuintes, com todos os tipos de rendimento, têm a partir deste ano um prazo único para entregar a sua declaração de IRS de 2016, que começa no sábado e termina a 31 de maio.

O IRS Automático, que está disponível para os contribuintes sem dependentes e apenas com rendimentos de trabalho ou de pensões em Portugal e que estejam enquadrados nas restantes condições da lei, “permite aceder a uma declaração já preenchida e a sua entrega de uma forma simples, cómoda e célere”, refere a nota.

Os contribuintes não abrangidos pela Declaração Automática de Rendimentos, e os que, estando abrangidos, verifiquem que a informação pré-preenchida não é correta, devem proceder à entrega da declaração modelo 3 nos termos gerais, acrescenta o Ministério das Finanças.

A Autoridade Tributária e Aduaneira disponibiliza informação mais detalhada no portal das Finanças.

Comentários
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  • Joao
    21 abr, 2017 Evora 10:56
    Mas ja alguem recebeu?
  • alberto pereira
    05 abr, 2017 angra do heroismo 06:18
    Concordo plenamente com o reembolso mais rápido,no entanto pode haver problemas nas finanças e ser reembolsado mais tarde.Outro assunto um comentarista diz que ainda não recebeu o reembolso de 2015,penso que esse sr. deve estar enganado ou então não tem direito a receber ou pagar.Que se informe e nada de por em causa funcionários que neste momento estão a dar o seu melhor para que tudo corra bem.
  • José Gomes L
    31 mar, 2017 Lisboa 22:41
    Para Maria: -Anteriormente havia o nº de apoio 707 206 707, (se ficar com dúvidas ligue mais do que uma vez e tente falar com diferentes pessoas, porque algumas percebem pouco), Eu fui ajudado de forma eficiente, ( mas não por todos) dependendo de quem atende do outro lado Este ano não tenho a certeza se o numero se mantém.
  • MARIA MANUEL AMORIM
    31 mar, 2017 R. ALFREDO LOPES VILAVERDE N. 17 2. B PAÇO DE ARCOS 2770-009 17:07
    JÁ CONFIRMEI AS FACTURAS ELETRÓNICAS. MAS TENHO SEGURO DE SAÚDE A DECLARAR, ASSIM COMO PPR PODEM DIZER-ME QUÊ FAÇO, OU ONDE POSSO VER SE O BANCO MANDOU PARA AS FINANÇAS ?? OBRIGADA ATENCIOSAMENTE
  • Rui Alves
    31 mar, 2017 Sintra 16:47
    Tretas!!
  • (A)Núncio
    31 mar, 2017 Lapa 16:23
    Mas o que (já) foi dito e assumido (ou quase), era de que os reembolsos seriam feitos em 15 dias máximo! Cá me queria parecer que a coisa afinal é a mesma...!
  • joa
    31 mar, 2017 Lisboa 16:18
    Só propaganda enganosa! Se essa tal AT nem as despesas com rendas lança como deve ser, quanto mais o resto! Se um inquilino pagar renda em casos em que o proprietario são dois, só lançam as rendas pagas de um, ou seja metade do que se pagou! Reclama-se e dizem para depois quando se fizer a entrega do IRS que se reclame! Em vez de fazerem o trabalho bem feito e atenpadamente!
  • joa
    31 mar, 2017 Lisboa 16:18
    Só propaganda enganosa! Se essa tal AT nem as despesas com rendas lança como deve ser, quanto mais o resto! Se um inquilino pagar renda em casos em que o proprietario são dois, só lançam as rendas pagas de um, ou seja metade do que se pagou! Reclama-se e dizem para depois quando se fizer a entrega do IRS que se reclame! Em vez de fazerem o trabalho bem feito e atenpadamente!
  • romano ribeiro
    31 mar, 2017 funchal 15:51
    Eu quero estar no facebook e googlo e que pertença o Google
  • Mário
    31 mar, 2017 Milfontes 15:13
    Deixem-se de aldrabices!! O meu reembolso de 2015 ainda não o obtive e as desculpas são de mau pagador de um estado caloteiro e de uma AT mentirosa!!

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