Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eurostat confirma. Portugal com défice de 2% em 2016 e a recuar na Zona Euro

24 abr, 2017 - 10:23

Há quase duas semanas, o INE reviu em baixa o valor para o défice do ano passado, passando de 2,1% para 2% do PIB. É o valor “menos negativo” desde 1974. Dívida pública continua alta.

A+ / A-

Veja também:


O gabinete de estatística da União Europeia divulgou, esta segunda-feira, os números do défice na Zona Euro e no total da UE. De acordo com o Eurostat, Portugal registou um défice de 2,0% em 2016, abaixo do limite dos 3,0% imposto pelo Pacto de Estabilidade e Crescimento (Maastricht).

Cumpre-se, assim, uma condição essencial para a saída do país do Procedimento por Défices Excessivos.

A 12 de Abril, o Instituto Nacional de Estatística (INE) já tinha confirmado o valor de 2,0% do défice em 2016, em linha com a última previsão do Governo.

Já quanto à dívida pública, o Eurostat revela que Portugal tem a terceira maior da União Europeia: 130,4% do PIB.

Quanto ao geral da Zona Euro e da União Europeia, o gabinete europeu de estatística indica que o défice e a dívida baixaram em 2016 face a 2015. Entre os países da moeda única, o défice recuou para 1,5% do Produto Interno Bruto (era de 2,1% em 2015), enquanto na UE desceu para 1,7% (2,4% em 2015).

A dívida pública diminuiu, por seu lado, de 90,3% para os 89,2% do PIB na zona euro e de 84,9% para os 83,5% na UE.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    24 abr, 2017 Évora 18:58
    Não é assim tão difícil de compreender. Basta somares à dívida que o Zézito dizia que Portugal tinha, os cerca de 30 mil milhões das empresas públicas de transportes, mais as dívidas que estavam debaixo do tapete, como as do SNS e outras mais. Isto para não falar do défice de 11% que o governo anterior encontrou, quando o Zézito dizia que era cerca de 4%. O que é facto é que a dívida pública em finais de 2015 estava a reduzir-se e agora está a crescer em cerca de 50 milhões de euros por dia. Mas há quem esteja feliz e que ainda não aprendeu. Vão ter que aprender de uma vez por todas e não vai demorar muito tempo. Basta o BCE retirar o tapete.
  • Jorge
    24 abr, 2017 Sintra 16:02
    A dívida pública ainda vai com certeza subir mais um pouco. No entanto, tendo em consideração que o deficit está numa tendência de diminuição, a curto prazo a dívida pública, encontrará e estabilizará uma trajetória descendente, a menos, que haja qualquer crise incontrolável. Agora, surpreendente mesmo, é como o resgate e empréstimo consequente feito a Portugal de 78 mil milhões de euros ( salvo erro), a divida em vez de diminuir tenha crescido abruptamente. Isso sim, é um pormenor difícil de compreender.
  • Eborense
    24 abr, 2017 Évora 14:08
    "Dívida pública aumentou em fevereiro para valor mais alto desde outubro". Os geringonços estão a esquecer-se deste pequenino pormenor. É só um pormenor.
  • Jorge
    24 abr, 2017 Sintra 12:25
    Más notícias para a direita neoliberal: PPD/PSD/CDS. Não há nada que não lhes aconteça....! A. Costa e a sua enorme credibilidade à frente dos destinos de Portugal.São instituições credibilíssimas que o afirmam e confirmam a extraordinária liderança de A.Costa na governação do país, com o apoio do PCP e BE....Aproveito para confessar, que sou pela manutenção (sempre) das atuais lideranças do PSD/CDS.....Nada de mudanças! Assim está bem...
  • APARAGALHOS
    24 abr, 2017 SÍTIO MUITO MANHOSO 12:07
    ...DIZ O PROFECTA DA DESGRAÇA : DEPOIS DO M/AMIGO RELVAS ME DAR COM OS PÉS , MESMO TENO-LHE DADO UM BANCO E DESTA NOTÍCIA, QU MAIS ME VAI ACONTECER ??? ...QUANDO É QUE O DIABO CHEGA ??? ESTOU A FICAR LOUCO DE TANTAS NOTÍCIAS BOAS PARA PORTUGAL !!!

Destaques V+