05 jun, 2017 - 06:00
A participação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no capital do Montepio pode chegar aos 10%. A revelação foi feita por Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC.
“É muito provável que a Misericórdia de Lisboa entre, de facto, no capital do Montepio (Caixa Económica) com uma participação que pode chegar aos 10% do capital”, afirmou no domingo à noite.
Segundo o comentador também é “muito provável que não entre sozinha e que possa entrar mais uma ou outra Misericórdia.” Tendo esta questão como pano de fundo, vai ser realizada, na próxima semana, uma reunião entre o provedor da Misericórdia de Lisboa e o presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos.
Estas declarações surgem depois deste fim-de-semana o semanário “Expresso” ter noticiado que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, terá pressionado a Santa Casa para avançar com o investimento no Montepio, tendo realçado, junto de Pedro Santana Lopes, os benefícios deste investimento.
Nos últimos dias de Maio, as unidades de participação do Montepio dispararam em bolsa, acumulando subidas de 77% em apenas dois dias, sem que nada oficial justificasse este movimento.