Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente da TAP quer Verão sem atrasos nos voos

11 jun, 2017 - 10:45 • Ana Carrilho

Fernando Pinto esteve no voo directo para Toronto e espera inaugurar ainda mais voos este ano.

A+ / A-

O presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, garante que estão a ser tomados todos os cuidados para que no Verão deste ano não se registem atrasos nos voos operados pela companhia aérea nacional.

A bordo do avião que realizou o voo inaugural Lisboa-Toronto, Fernando Pinto admitiu, no entanto, que essa é altura de grande intensidade de tráfego aéreo e que podem ocorrer alguns atrasos. Ainda assim “nada que se compare ao Verão de 2014, esse sim, muito difícil em que se registaram inúmeros atrasos, cancelamentos, incidentes e greves que perturbaram a operação normal da TAP.

Uma garantia importante para os muitos milhares de passageiros que usam a companhia de aviação portuguesa. Tanto mais que em Julho a TAP espera estar a realizar mais 1297 voos do que há um ano e com mais 248 mil lugares disponíveis.

Toronto. Para alguns emigrantes e muitos turistas

Duas décadas depois da suspensão, a TAP retomou os voos para Toronto, no Canadá, onde existe uma comunidade portuguesa e de luso-descendentes com 550 mil pessoas. O dia de início da rota não foi escolhido ao acaso – Dia de Portugal – mas o presidente da companhia aérea admite que esta rota é muito mais para canadianos que querem vir a Portugal e à Europa.

Para já, vão ser feitos cinco voos semanais (2ª,4ª, 6ª feira, sábados e domingos). Aos jornalistas, Fernando Pinto admitiu que gostaria que daqui a um ano o voo já fosse diário. Tudo depende da procura e de haver aviões”, admitiu.

Até ao fim do ano, a TAP já tem 38 mil reservas para esta rota, seguindo assim o sucesso da estratégia adoptada pela companhia com a América do Norte. Desde o lançamento dos destinos Boston e Nova Iorque-JFK, há um ano, 633 mil passageiros foram transportados pela TAP, o que significa um crescimento de 122%.

Alemanha: objectivo 1 milhão de passageiros em 2017

Ontem, a TAP também iniciou uma ligação bi-diária para Estugarda, na Alemanha. Daqui a um mês, Colónia junta-se ao grupo de rotas alemãs, com a mesma frequência. Ou seja, a partir de Julho, a TAP irá realizar 108 voos semanais para a Alemanha, o que deverá potenciar um crescimento de 20% e ultrapassar o milhão de passageiros transportados.

E Espanha … aqui tão perto

A TAP está a fazer duas centenas de voos semanais entre Portugal e Espanha. Desde ontem, há mais dois destinos com ligações diárias: Alicante e Gran Canaria. A oferta para Espanha cresce, assim, 24% em relação ao primeiro semestre deste ano. Um mercado que representa uma décima parte do tráfego da rede TAP e nos primeiros cinco meses do ano cresceu quase 60% em número de passageiros.

Além das rotas lançadas neste 10 de Junho, outras seis se juntam à oferta de destinos TAP: Bucareste (Roménia), e Budapeste (Hungria) a partir de 1 de Julho; Colónia (Alemanha) no dia 15 de Julho e Abidjan (Costa do Marfim) e Lomé (Togo) no dia 17. Em Outubro, a TAP passa também a garantir duas ligações diárias a London-City de 2ª a 6ª feira e um voo aos sábados e domingos.

Para 2018 Fernando Pinto admitiu que já estão a ser estudados novos destinos mas não quis revelar: “O segredo é a alma do negócio”.

O administrador executivo da TAP tem vontade de continuar na companhia, “ uma empresa em que dá muito gosto trabalhar” mas admite que a sua continuação depende da vontade dos accionistas. A Assembleia Geral da TAP, em que a nova administração liderada por Miguel Frasquilho deverá tomar posse realiza-se no dia 30.

A jornalista Ana Carrilho viajou a convite da TAP e do Turismo de Toronto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Emília
    12 jun, 2017 Rio de janeiro 17:58
    Ele não quer atrasos. E preços justos ele não quer? Os preços da TAP estão exorbitantes. Todas as pessoas que eu conheço que voavam TAP migraram para outras companhias, inclusive eu.
  • isabel pinto
    11 jun, 2017 lisboa 12:50
    acho bem a abertura de novas linhas pois a TAP foi e sera sempre uma boa companhia aérea. Lamento qpenas que a TAP não esteja preocupada em resolver o problema de aceitação de passageiros em maca desde Abril passado. disseram que era por 2 meses e agora protelaram por mais 2 meses. Ora, todas as companhias aéreas sempre fizeram remodelações nos interiores mas,, sempre de forma fraccionada. Esta situação é inadmissível principalmente porque certas cidades quase que só têm a TAP a operar e, os passageiros nestas situações são obrigados a fazer escalas

Destaques V+