Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Miguel Frasquilho confirmado como presidente do Conselho de Administração da TAP

10 jun, 2017 - 09:12

O advogado Lacerda Machado e a líder da Fundação Serralves, Ana Pinho, devem avançar para vogais da administração.

A+ / A-

Miguel Frasquilho vai ser o novo presidente do Conselho de Administração da TAP, confirmou este sábado o jornal Expresso, que avança ainda o nome do advogado Lacerda Machado e da líder da Fundação Serralves, Ana Pinho, para vogais.

O semanário refere também que, do lado dos privados, entra um representante dos chineses da HNA, que participa no consórcio Atlantic Gateway através da brasileira Azul e objetiva uma posição de 20% na TAP.

O nome de Miguel Frasquilho, ex-presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) era falado há alguns meses. Já em Março, no aniversário da companhia aérea, a Lusa noticiou que o presidente executivo da TAP, Fernando Pinto, afirmou que esta escolha para presidir ao Conselho de Administração da TAP ainda não estava oficializada, mas garantiu que o responsável é "muito respeitado" pela actual equipa de gestão.

O Expresso cita o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e confirma a escolha.

O semanário refere também que o governante avançou os nomes do advogado Diogo Lacerda Machado e Ana Pinho, presidente do Conselho de Administração da Fundação Serralves e administradora da Oporto British School, para assumirem os cargos de vogais no conselho de administração da TAP.

O mesmo jornal adianta ainda que a assembleia-geral (AG) extraordinária está marcada para 30 de Junho, às 16h00.

A 30 de maio, Pedro Marques já tinha afirmado à Lusa que o Conselho de Administração da TAP terá seis elementos indicados pelo Estado, detentor de 50% do capital, e seis elementos escolhidos pelo consórcio Atlantic Gateway, dos empresários Humberto Pedrosa e David Neeleman, com uma participação de 45%, sendo que o presidente nomeado pelo Estado terá voto de qualidade.

Em Maio ficou concluída a Oferta Pública de Venda (OPV) de 5% do capital social do grupo aos trabalhadores da TAP, operação em que a procura de ações superou 17,5 vezes a oferta.

A OPV era um dos compromissos assumidos no memorando de entendimento entre o Estado e a Atlantic Gateway, para a reconfiguração do capital social da TAP, passando o Estado a deter 50% do capital, em vez dos 39% negociados pelo Governo anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    10 jun, 2017 évora 16:18
    Todos os anos formam-se em Portugal jovens em matéria vocacionada ao desenvolvimento de Portugal , com Mestrados e Doutoramentos , elevadas notas e são aproveitados para e como em Portugal passam por uns inúteis prontos para trabalho escravo , lá fora fazem sucesso . Em Portugal aproveitam-se só uma seita de advogados que nunca foram bons mas tem cartão partidário ou seja livre transito para mandar em Portugal , seja na Assembleia da República ou empresas ligadas ao Estado e até privados que lhes dão cama ... depois é o que se vê ... são bons a julgar outros países nos seus comentários e não conseguem arrumar a casa deles , até porque se não fosse a política , estariam hoje sentados no Banco Alimentar ou numa sala de chuto a meterem metadona .
  • O Zé
    10 jun, 2017 lx 14:45
    Sempre os mesmos ..... os tachos nas empresas estratégicas são entregues aos desempregados dos sucessivos Governos... Esta escolha terá sido coincidência, pela influencia (era presidente da AICEP) ou é mesmo pela competência...lol
  • Victor
    10 jun, 2017 13:19
    Estes personagens têm sempre o futuro garantido. Vale a pena os "sapos" que têm de engolir. Futuro descansado. Andam na politica anos a fio, e depois aparecem como gestores altamente competentes. Estou farto deste tipo de democracia.
  • MARQUES
    10 jun, 2017 cantomil 12:39
    Ao ponto que este pais chegou... o escroque do frasquilho presidente do conselho de administração da tap... É por isso que este país caminha a passos largos destino terceiro mundo... enquanto forem colocados elementos pela maçonaria, e os cargos não forem ocupados por pessoas competentes e com provas dadas, os resultados são bem visíveis....terceira maior e insustentável dívida esterna...
  • Alcino Alves
    10 jun, 2017 Porto 12:01
    Agora é que a TAP vai para afrente, vão ver, esta gentinha encostam-se uns aos e é o que se vê, um dia deste vamos ter que pagar a fatura ou então a TAP vai para a sucata para peças.
  • João Santos
    10 jun, 2017 Maia 11:39
    Isto parece uma comédia, este senhor fartou-se de proferir declarações ofensivas quanto a existência/modelo da empresa.
  • Jose
    10 jun, 2017 Alentejo 10:41
    Um gajo que só dizia mal da TAP
  • antonio aguiar
    10 jun, 2017 minho 10:32
    mas afinal voçes pedem para as pessoas comentar e depois mandão os comentarios para a PIDE para ver se podem ser publicados as pessoas que comentão são responsaveis pelos seus actos ou não afinal a renascença e gerida por uma ditadora ao serviço dos governos vou denunciarvos em todo que é internete em todas as paguinas possiveis ou impossiveis deitarvos abaixo isto e um ditadora nazi
  • 10 jun, 2017 10:24
    já não chega os ladrões que lá tão ainda vão meter mais um

Destaques V+