Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ecofin dá "luz verde": Portugal oficialmente fora do défice excessivo

16 jun, 2017 - 11:41

O vice-presidente da Comissão Europeia dá os "parabéns aos portugueses pelo que alcançaram", mas insiste no caminho das reformas.

A+ / A-

Passados oito anos, Portugal sai do Procedimento de Défice Excessivo (PDE). A luz verde foi dada, esta sexta-feira, pelos 28 ministros das Finanças do Eurogrupo, no Luxemburgo.

Na sequência dessa decisão, o vice-Presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, já tornou pública a sua satisfação.

"Vejo com satisfação que os Ministros das Finanças tenham aprovado hoje a nossa recomendação para a saída de Portugal do Procedimento de Défice Excessivo. Hoje é o dia para celebrar. Amanhã é o dia para continuar o trabalho árduo. É a altura certa para Portugal continuar o esforço de reformar a sua economia. As reformas são o caminho para Portugal manter este momento positivo”, disse em comunicado.

Dombrovskis aproveitou ainda para dar os "parabéns aos portugueses pelo que alcançaram".

A decisão tomada no Conselho Ecofin significa que Portugal sai finalmente do PDE, ao fim de oito anos, e passa do braço correctivo para o braço preventivo do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

A Comissão Europeia decidiu no mês passado recomendar o encerramento do PDE aplicado a Portugal depois de o país ter reduzido o seu défice para 2,0% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, abaixo da meta dos 3% inscrita no PEC, e na sequência das suas próprias previsões económicas, que antecipam que o país continuará com um défice abaixo daquele valor de referência em 2017 e 2018, assegurando assim uma trajectória sustentável do défice.

Com a decisão formal de hoje do Conselho, que abrange também a Croácia, apenas quatro Estados-membros (França, Espanha, Grécia e Reino Unido) passam a estar sob o braço correctivo do PEC, quando em 2011 esse número se elevava a 24.

Governo lembra trabalho árduo

O Ministério das Finanças já reagiu em comunicado. "O Governo saúda esta decisão. Portugal trabalhou arduamente para alcançar este resultado. Continuará a cumprir os seus compromissos e a melhorar as perspectivas para a economia portuguesa", lê-se.

Mário Centeno, citado nessa nota enviada à imprensa, considera que "a saída do Procedimento por Défice Excessivo é um marco muito importante para Portugal, pois demonstra que a estratégia portuguesa tornou as finanças públicas sustentáveis, mantendo as despesas sob controlo, apoiando em simultâneo o crescimento inclusivo".

O ministro lembra ainda que a "decisão surge na sequência da aceleração do crescimento, que está agora acima da média da UE; de uma forte redução do desemprego, hoje abaixo dos 10%; e de uma abordagem metódica para corrigir os problemas do sector financeiro. Reflecte, ainda, mudanças estruturais na economia portuguesa, que actualmente gera excedentes sustentados da balança corrente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • COSTA DEMAGOGO
    16 jun, 2017 Lx 15:09
    Falta cumprir ainda os cadernos de encargos dados pela Comissão Europeia fazendo reformas estruturais como a da administração pública.Mas aí nada se espere de um governo que governa à vista, sem estratégia a não ser a de manutenção no poder e que reverte tudo para agradar aos sindicatos e ao PCP e ao Berloque de Esquerda. Sem essas reformas a dívida continuará a subir, a taxa de juros da dívida pública sobe sem parar e as agências de rating não vão mexer no rating pois não vão em manobras de propaganda dos xuxalistas verdadeiros mestres da pantomina...

Destaques V+