Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vão começar negociações para entrada da Santa Casa de Lisboa no Montepio

30 jun, 2017 - 19:13

Entidades assinam memorando de entendimento, abrindo caminho à entrada de capital da SCML na Caixa Económica Montepio Geral.

A+ / A-

A Montepio Geral Associação Mutualista (MGAM) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta sexta-feira um memorando de entendimento que possibilita a participação da Santa Casa no capital do banco da associação.

"O memorando agora assinado contempla a possibilidade de uma participação da SCML na Caixa Económica Montepio Geral, abrindo o caminho para a participação de outras instituições" no capital do banco, lê-se num comunicado divulgado pelo Montepio.

Nesse sentido, as duas partes "comprometem-se a encetar negociações" e a "acordarem as condições em que se poderá vir a concretizar a participação da SCML e de outras entidades da economia social na Caixa Económica Montepio Geral".

A MGAM e SCML decidiram também acordar "eventuais ajustamentos do modelo de governo" do banco, "em moldes que permitam, com pleno respeito pela independência do órgão de administração, contemplar mecanismos adequados de salvaguarda do valor e da participação dos seus accionistas".

Por fim, as duas entidades acordaram também analisar "o alargamento do seu entendimento a outras áreas, nomeadamente a da saúde, nas suas diferentes vertentes, e a outras áreas de intervenção e apoio social".

No final de Março, o ministro Vieira da Silva disse que o Governo vê com "simpatia e naturalidade" a eventual entrada da SCML e de outras instituições da área social no capital da Caixa Económica Montepio Geral.

Depois, em Maio, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes, disse que teria uma decisão fundamentada sobre uma eventual entrada no capital da Caixa Económica Montepio Geral até ao final de Junho.

Na quinta-feira, em entrevista Renascença/Público, Pedro Santana Lopes, provedor da Santa Casa da Misericórdia, disse que ainda "as notícias que disseram que o processo estava à beira de ser concluído não eram manifestamente exageradas, eram absolutamente exageradas" e acrescentou que não se sentia obrigado a avançar com o negócio. "Ninguém me leva para onde eu não quero ir".

Santana Lopes. “Não é compreensível” que Teresa Leal Coelho não tenha apresentado programa para Lisboa
Santana sobre Montepio, esta semana, em entrevista Renascença/Público: “Ninguém me leva para onde eu não quero ir"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mafurra
    01 jul, 2017 Lisboa 10:51
    Mais um negócio para "alguém" meter uns milhões ao bolso. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa não foi concebida para estas negociatas. Deixem-se de invenções.
  • Marilia Roma
    01 jul, 2017 Lisboa 08:51
    Eu só vou para onde me mandarem. O banco de Portugal manda e eu vou com gosto.Ser bsnqueiro com dinheiro que não é meu é obra e dá muito gozo..Para já vou ser banqueiro e se a Santa Casa for à falência o dono disto tudo também foi e ninguém morreu.Por isso ser banqueiro dá um gozo e sem por um cêntimos meu ainda mais gozo dá.
  • RC Victor
    01 jul, 2017 Lx 02:24
    O Santana Lopes foi empurrado para isto pelo Costa/Centeno de quem partiu a idéia no ententanto devia ter-se demarcado de imediato e até mesmo saltar fora para não ficar com a fama.
  • SALAZAR
    30 jun, 2017 LX 23:18
    MAIS UM ESCÂNDALO. DINHEIRO DE TODOS PARA SERVIR ALGUNS. SANTANA LOPES DÁ MAIS UM EXEMPLO DA SUA INCOMPETÊNCIA, MEDIOCRIDADE E FALTA DE CARÁCTER, À SEMELHANÇA DE CENTENAS DE PULHÍTICOS COMO ELE QUE DESDE O 25 DE ABRIL DESTRÓIEM O PAÍS. PS - NÃO CENSUREM.
  • Victor
    30 jun, 2017 Lx 21:18
    Não vai nem mais um cêntimo meu para a Santa Casa, nem em jogos nem em nada! Era suposto ser intocável e estar a salvo da corja de ladrões corruptos mas lá conseguiram também isso!
  • jose gloria
    30 jun, 2017 Estoril 19:34
    Pois bem ....é começar por saber porque razão não se promoveu a reparação do sistema de vídeo-vigilância Será porque não havia verba ou dotação orçamental ....ou foi o Sr Comandante que entendeu não ser necessário pois com os páras ninguém se mete ? A ver vamos com o andar das investigações e inquéritos em curso

Destaques V+