05 jul, 2017 - 14:13 • Susana Madureira Martins
A venda do Novo Banco, que deveria estar concluída este mês de Julho, só deverá estar concluída em Novembro, anunciou esta quarta-feira o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, Mourinho Félix.
Respondendo a perguntas do Bloco de Esquerda e do PCP, no Parlamento, Mourinho Félix explicou que a ideia do Governo é que a venda do banco à Lone Star seja concluída até ao fim do ano, mais especificamente até ao mês de Novembro.
Por enquanto, explica, decorre o processo de troca de obrigações, que será feito durante o Verão. Concluído esse processo, e aceite o plano de negócio, é preciso esperar pela licença para operar.
“A dimensão da reestruturação é algo que está em discussão pelo operador”, explica Mourinho Félix, para se saber se o banco vai ser viável. “Se o banco não for viável não pode ter licença para operar, o investidor não tem interesse em investir num banco que não seja viável”.
Segundo o novo calendário apresentado esta quarta-feira, a Comissão Europeia deverá pronunciar-se pela venda, ou não, do Novo Banco à Lone Star até ao dia 17 de Julho.
As perguntas durante a audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa foram colocadas ao ministro das Finanças, Mário Centeno, mas este delegou sempre as respostas em Ricardo Mourinho Félix.