Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Clima económico volta a subir em Junho e atinge máximos de 15 anos

19 jul, 2017 - 12:52

Portugueses mais confiantes no rumo da economia nacional.

A+ / A-

O indicador de clima económico em Portugal prolongou em Junho a subida registada desde o início do ano, atingindo máximos de 15 anos, e o indicador de actividade económica voltou a subir em maio, divulgou esta terça-feira o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários sectores de actividade) subiu para os 2,1 pontos em Junho (2,0 pontos em Maio).

Este indicador aumentou entre Janeiro e Junho, atingindo o valor máximo desde Junho de 2002, sinaliza.

Já o indicador de actividade económica aumentou entre Março e Maio, após ter estabilizado em Fevereiro e "prolongando a trajectória ascendente iniciada em Agosto de 2016".

O indicador quantitativo do consumo privado aumentou em Maio, dando continuidade ao movimento ascendente do mês anterior, com a evolução do indicador a reflectir um contributo positivo mais intenso da componente de consumo corrente, tendo o contributo da componente de consumo duradouro estabilizado.

No mesmo mês, refere ainda o INE, o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aumentou, prolongando a expressiva trajectória ascendente iniciada em Junho de 2016, em resultado do comportamento de todas as componentes, material de transporte, máquinas e equipamentos e construção, com destaque para esta última.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+