Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Banco de Portugal prevê desaceleração económica no segundo semestre

04 out, 2017 - 12:16

O boletim, da instituição liderada por Carlos Costa, prevê um menor contributo das exportações na segunda metade de 2017.

A+ / A-

O Banco de Portugal (BdP) mantém a previsão de crescimento de 2,5% em 2017, no entanto, espera uma desaceleração da economia no segundo semestre deste ano.

A instituição mantém as projecções avançadas há três meses.

No Boletim Económico de Outubro publicado esta quarta-feira, o BdP manteve a projecção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, nos 2,5%, o que colocará a economia portuguesa a crescer 0,3 pontos percentuais acima do esperado na Zona Euro, "interrompendo a tendência de divergência real registada desde 2000".

A instituição liderada por Carlos Costa prevê um menor contributo das exportações na segunda metade de 2017.

Quanto às finanças públicas, os economistas do banco central apontam que o défice orçamental no primeiro semestre ficou abaixo do registado no mesmo período do ano anterior, “sugerindo que o cumprimento do objectivo estipulado para o défice orçamental no mais recente Programa de Estabilidade é claramente alcançável”.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    04 out, 2017 Cuba 18:49
    Ninguém fala que o estado está numa situação de caloteiro, que não paga às empresas antecipadamente e que os salários em atraso voltaram com este desgoverno
  • Filipe
    04 out, 2017 évora 14:58
    Nunca chegou foi a acelerar , pois os homens pensaram que corriam tanto mas a meta virtual acabou no dia das autárquicas , agora vem a ressaca . Tudo serve para obter votos , até se pintam todos .

Destaques V+