Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE 2018

​Governo cria regra para evitar cortes no financiamento dos bombeiros voluntários

12 out, 2017 - 07:52 • Paulo Ribeiro Pinto

Documento de trabalho a que a Renascença teve acesso prevê verbas suplementares para as corporações que sofreram cortes em 2017.

A+ / A-

O Orçamento do Estado para 2018 contém um norma travão que pretende evitar cortes no financiamento dos bombeiros voluntários. Na versão de trabalho do Orçamento do Estado a que a Renascença teve acesso, é definido que a verba a transferir em 2018 não pode ser inferior à deste ano.

Todos os anos é definido o montante a transferir pela Protecção Civil, mas para 2018 o governo quer garantir que não há cortes, mesmo aplicando a fórmula de cálculo prevista na lei de 2015. E se da aplicação da fórmula não pode resultar em menos dinheiro, também em caso de uma variação positiva ela está limitada a 2,07% face ao montante transferido este ano.

Neste documento de trabalho estão previstas também compensações para os bombeiros voluntários que sofreram em 2017 cortes no financiamento, por aplicação da tal fórmula de cálculo, e será feita através de uma transferência suplementar.

Em matéria de combate a incêndios, o Governo promete ainda um reforço de meios para a Madeira, estando em estudo a utilização de meios aéreos e o apoio às populações afectadas na recuperação de habitações.

Também no Orçamento deverão constar verbas próprias para os encargos decorrentes do incêndio de Pedrogão Grande, pelo menos era essa a intenção inscrita nas instruções para a preparação do Orçamento do estado divulgadas no início de Agosto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    12 out, 2017 évora 12:13
    Isto tem que se lhe dia , sob sendo uns bombeiros uns coitados que vão para as TV´s lamentarem-se pela atividade que tem denominada VOLUNTÁRIA , no fim de tudo é só para atirarem LAMA na cara do povo e encharca-los como uma espécie de coitadinhos . No fim , percebe-se que tem ajudas em euros por todo o lado e a palavra VOLUNTARIADO até lhes fica mal soletrar . VOLUNTÁRIO são todos aqueles que vestem a camisola pelo bem e não querem saber de qualquer renumeração monetária o que aqui se demonstra é afinal o contrário . Tem uma espécie de profissão pós laboral altamente renumerada .

Destaques V+