Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

OE 2018. Centeno admite ajustes depois de reunião com parceiros sociais

25 out, 2017 - 23:10

Governante considera que "é crucial ouvir os parceiros sociais. Tirámos boa nota do que ouvimos".

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considera "muito produtivo" o encontro com os parceiros sociais sobre o Orçamento do Estado para 2018, admitindo ajustes à proposta do executivo desde que se mantenha o equilíbrio do documento.

"O debate foi muito produtivo e ter em conta as dimensões sectoriais é algo muito importante para o Governo", assinalou aos jornalistas Mário Centeno, no final da reunião com os parceiros sociais no Conselho Económico e Social (CES).

O governante reforçou a "importância de envolver os parceiros sociais nesta discussão" sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE 2018).

"É crucial ouvir os parceiros sociais. Tirámos boa nota do que ouvimos", frisou o governante, admitindo a possibilidade de o documento ser sujeito "a ajustes", desde que seja assegurado "o equilíbrio" do Orçamento desenhado pelo executivo.

"Vamos melhorar o que é possível. E melhorar no tempo que ainda temos de debate sobre esta matéria. Este debate na comissão permanente da Concertação Social é muito importante para o Governo. Apresentámos um Orçamento de continuidade e que serve para lançar o futuro", afirmou Centeno, destacando a manutenção da trajectória de redução de dívida pública.

"Hoje fizemos mais uma amortização ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o que significa que 66% do total do empréstimo está pago. Isto permite baixar os custos com os juros e sinaliza o compromisso do Governo com a continuidade da redução da dívida pública", sublinhou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SÃO CATIVAÇÕES XUXAS
    26 out, 2017 Lx 12:48
    E as cativações kamarada Centeno? Foi além da troyka e esconde o facto de nessas cativações, ter cativado verbas para a proteção civil e para o Serviço de Saúde? Uns brincalhões esta extrema esquerda....Parece que o Berloque de Esquerda e o PCP já engoliram as cativações e que fizeram bem a digestão...Só rir este país onde impera a mentira, o embuste, a manipulação dos xuxas...Tugas enganados mas felizes, como sempre....
  • TUGAS CATIVADOS
    26 out, 2017 Lx 12:38
    Orçamento de Estado ou da função pública? E as cativações, mais de mil milhões? Os geringonços vão além da troyka? Como é possível kamaradas? Será para rir ou chorar?

Destaques V+