Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Défice do terceiro trimestre fica nos 0,3%

22 dez, 2017 - 11:08

De acordo com o INE, o resultado deve-se a um aumento forte da receita somada a uma diminuição da despesa.

A+ / A-

O défice orçamental das administrações públicas fixou-se em 393,9 milhões de euros até setembro, ou seja, 0,3% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, o resultado deve-se a um aumento forte da receita somada a uma diminuição da despesa.

"Para o conjunto dos três primeiros trimestres de 2017, o saldo global das AP fixou-se em -393,9 milhões de euros, representando -0,3% do PIB (-2,8% do PIB em igual período do ano passado)", pode ler-se no destaque do INE, que refere uma subida homóloga de 5,5% da receita e uma quebra de 0,4% da despesa pública.

O valor agora estimado do défice orçamental, de -0,3%, é muito inferior ao estimado pelo Governo para o conjunto do ano (-1,4%). No entanto, os últimos três meses do ano as contas do Estado são pressionadas por despesas como o subsídio de Natal dos funcionários públicos e o impacto do fim da sobretaxa de IRS nos escalões mais elevados de rendimento.

Já na quinta-feira, o primeiro-ministro anunciava que o défice orçamental deste ano vai ficar abaixo de 1,3%, um valor é melhor do que o previsto (1,4%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+