03 jan, 2018 - 08:20
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São vários os clientes da EDP que se queixam de erros na leitura dos contadores, que levam a valores exorbitantes de cobrança. A empresa admite a falha, mas diz que “não foi registado um aumento no número de reclamações por erro de leitura nos últimos meses”.
A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do “Jornal de Notícias”, que apresenta alguns casos concretos de clientes que foram surpreendidos com facturas de milhares de euros para pagar.
Um deles é o proprietário de uma pastelaria, que costuma pagar 700 euros por mês e recebeu, no mês passado, uma conta de quase quatro mil euros.
Segundo o jornal, entre as últimas queixas que chegaram à associação do consumidor Deco está a de um consumidor que afirma que a EDP “conseguiu ler valores muito superiores [em 11 de Dezembro] aos que constam no dia de hoje [17 de Dezembro]”. E, depois, de indicar os valores concretos, conclui que “o valor facturado subiu e muito”.
Uma outra cliente lesada afirma que contactou a empresa e que a resposta que recebeu foi que “é uma empresa à parte que faz as leituras e que eles simplesmente aceitam os valores que lhes são transmitidos”. Aconselham, por isso, os clientes “a dar a contagem”.
Questionada pelo JN, a EDP diz que o número de casos de reclamação sobre leituras e consumos que chega ao grupo é reduzido” e que “não foi registado um aumento no número de reclamações por erro de leitura nos últimos meses”.
Em entrevista à Renascença, no final de Dezembro, o secretário de Estado da Energia anunciou que, a partir de Janeiro os consumidores podem regressar ao mercado regulado se considerarem que o preço é mais vantajoso.
Com o ano novo, o preço da electricidade desceu para os clientes que se mantiveram no mercado regulado e registou um aumento de 2,5% na EDP Comercial.