19 abr, 2018 - 12:34
O preço do petróleo está em subida acelerada, a caminho do valor máximo dos últimos três anos. Esta quinta-feira. o valor do barril do Brent está a ser negociado, em Londres, a 74,30 dólares, refletindo uma subida de 1,12%.
Esta subida acontece na véspera da reunião da Organização de Países Exportadores (OPEP), que servirá para debater a eventualidade de prolongar o acordo de redução de produção, cenário que poderá pressionar ainda mais os preços.
Os rumores de que a Arábia Sudita está focada no objectivo de fazer chegar o valor do barril o intervalo dos 80-100 dólares é a justificação apresentada pelos analistas para esta subida.
"Os sauditas e os seus colegas OPEC precisam de preços mais altos no petróleo para manter a receita, já que a Arábia Saudita está a aplicar um conjunto de reformas caras para os cofres do país", defende Greg McKenna, consultora do mercado, ouvida pela Reuters.
A este rumor, soma-se ainda que a instabilidade do confronto militar na Síria e o receio dos investidores de que sejam aplicadas sanções económicas à Rússia.