Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Economia cresce acima da média, mas ainda não recuperou da crise

10 mai, 2018 - 14:19

Dados avançados pelo Banco de Portugal colocam Portugal a crescer acima da média dos países da zona euro e com melhores condições de trabalho em 2017.

A+ / A-

Mais exportações, mais investimento das empresas e um ligeiro aumento do consumo das famílias aumentaram, são os fatores que fizeram a economia portuguesa crescer no último ano, acima da média dos países do euro. Contudo, ainda não é suficiente. Portugal continua 1,3% abaixo do nível observado em 2008, o ano que marcou o início da crise.

A boa notícia, segundo estes dados do Banco de Portugal divulgados esta quinta-feira, é que no mercado de trabalho as condições agora estão melhores. Os salários registaram um crescimento moderado e o emprego subiu mais de 3,3%, registando o maior aumento anual desde que existe a área do euro. Já a taxa de desemprego caiu quase 9%.

Por outro lado, a capacidade de financiamento da economia aumentou, ao mesmo tempo que o endividamento das famílias e empresas diminuiu. O estudo publicado pelo Banco de Portugal explica que são sobretudo os mais velhos que estão a baixar o endividamento das famílias, porque estão a pagar a casa mais cedo.

No caso das empresas, estão cada vez menos dependentes dos bancos nacionais. Preferem financiar-se através de empréstimos no exterior, com empresas do mesmo grupo ou bancos estrangeiros, emissão de títulos de dívida ou reforço de capitais próprios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+