Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Vai comprar carro novo? Atenção que os preços podem disparar em breve

28 mai, 2018 - 13:34

Em setembro entram em vigor novos testes de emissões dos automóveis, o que pode fazer subir o valor do Imposto Sobre os Veículos.

A+ / A-

A partir de 1 de setembro entra em vigor um novo ciclo de medição das emissões poluentes, por via de novos testes, que resultam de um acordo entre os construtores e a Comissão Europeia. A entrada em vigor das novas regras pode fazer disparar os preços dos automóveis, alerta o secretário-geral da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), Hélder Pedro.

Em causa está a noção de que os dados destes testes vão dar resultados mais realistas sobre os consumo e de emissões dos carros.

“Há quatro países na União Europeia, entre eles Portugal, onde há um forte impacto da fiscalidade automóvel baseada nas emissões de CO2”, explica à Renascença Hélder Pedro, advertindo que o “imposto sobre veículos é um imposto muito progressivo conforme as emissões de cada carro”.

“O agravamento médio de 10% que se prevê este ano, nesta fase de transição das emissões, poderá levar a aumentos do imposto de 50, 70, 80%", refere, algo que considera "bastante preocupante”.

O secretário-geral da ACAP revela que tem estado a falar “com o Ministério das Finanças, à procura de uma solução”. O dirigente associativo reconhece que o Governo está limitado para fazer, por exemplo, “uma alteração da tabela”, mas garante que a sua associação "colocou em cima da mesa outras propostas que poderiam, dentro daquilo que é o quadro do imposto sobre os veículos, do código do imposto, minimizar o impacto já no ano corrente”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+